Portugal em busca da qualificação olímpica nos Mundiais de equipas de ténis mesa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal em busca da qualificação olímpica nos Mundiais de equipas de ténis mesa

Marco Freitas é o melhor português do ranking
Marco Freitas é o melhor português do rankingProfimedia
As seleções portuguesas masculina e feminina de ténis de mesa vão apresentar-se nos Mundiais de equipas, em Busan, Coreia do Sul, em fevereiro, em busca da qualificação olímpica para Paris-2024.

Para a prova, que qualifica para os Jogos Olímpicos Paris-2024, Portugal terá, no masculino, Marcos Freitas (18.º do ranking mundial), João Geraldo (37.º), Tiago Apolónia (48.º), João Monteiro (139.º) e Diogo Carvalho, segundo as escolhas do selecionador Francisco Santos.

No feminino, Xie Juan escolheu Shao Jieni (52.ª), Fu Yu (58.ª), Matilde Pinto (261.ª) e Inês Matos (264.ª), confirmando, em ambos os casos, a lista com os mais bem cotados no ranking, incluindo atletas olímpicos nas duas equipas, com a feminina a trazer também duas apostas de juventude.

"Mais uma vez, vamos tentar dignificar ao máximo o ténis de mesa e o desporto português, lutando primeiramente pela passagem de grupo na primeira fase do campeonato, e depois tentando a melhor classificação possível, de preferência os quartos de final, que garantem a qualificação direta para Paris-2024", declarou Francisco Santos.

Xie Juan, por seu lado, não tem dúvidas de que a qualificação olímpica é "o grande objetivo".

Segundo o sorteio que se realizou na terça-feira em Busan, Portugal está inserido no grupo 8 do torneio masculino, defrontando Egito, Roménia, Irão e Tailândia, e na poule 6 feminina, contra Hong Kong, Áustria, Austrália e Cazaquistão.

Fu Yu faz parte da equipa feminina
Fu Yu faz parte da equipa femininaProfimedia

Olhando para o grupo, Xie Juan vê adversários "fortes", mas com confiança de que "é possível passar ao mapa final".

"As equipas mais fortes são Hong Kong e Áustria. Temos de nos preparar bem, quer a nível físico quer a nível psicológico, porque não vamos ter jogos fáceis", explicou.

O técnico da formação masculina, por seu lado, recorda o estatuto de cabeça de série de Portugal no seio da poule, que é "muito equilibrada, com o campeão africano, já qualificado para Paris-2024, a Roménia, que tem uma equipa muito forte e homogénea, e o Irão, que recentemente venceu o Japão nos campeonatos asiáticos".

Ambas as seleções quererão estar nos três primeiros de cada poule para seguir em frente, com os vencedores de cada grupo a seguirem diretamente para os oitavos de final.

Portugal é oitavo no ranking mundial por equipas, no masculino, e 12.º no feminino.

O grande objetivo das seleções nesta prova é chegar aos quartos de final, o que apura diretamente cada equipa qualificada para essa fase para os Jogos Olímpicos Paris-2024, no caso na vertente por equipas.

Se algum país que entrar nos quartos já tiver a qualificação garantida por outras vias, é utilizado o ranking mundial de março para atribuir as quotas sobrantes, uma vez que seis seleções, tanto no masculino como no feminino, já garantiram esse apuramento.

O Mundial por equipas está marcado para decorrer de 16 a 25 de fevereiro em Busan, na Coreia do Sul.