Portugal perde com Grã-Bretanha (48-78) e falha apuramento para Eurobasket feminino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal perde com Grã-Bretanha (48-78) e falha apuramento para Eurobasket feminino

Portugal precisava da vitória mas saiu derrotado no National Basketball Performance Centre, em Manchester
Portugal precisava da vitória mas saiu derrotado no National Basketball Performance Centre, em ManchesterFIBA
A seleção portuguesa feminina de basquetebol ficou hoje afastada do Europeu de basquetebol, depois de perder em casa da Grã-Bretanha, por 48-78, em jogo da sexta e última jornada do Grupo G da qualificação.

Recorde as incidências da partida

Em Manchester, Inglaterra, a equipa portuguesa precisava de ganhar para poder ser uma das quatro melhores segundas classificadas do apuramento para assegurar um inédito apuramento, mas acabou derrotada, num encontro em que perdia 35-23 ao intervalo.

Portugal, que estava obrigado a vencer e a fazer contas para se apurar como um dos quatro melhores segundos dos 10 grupos de qualificação, resistiu apenas no primeiro quarto do encontro, que liderou e atingiu a vencer por 13-10.

A Grã-Bretanha, 12.ª classificada do ranking europeu (Portugal é 25.º), empatou a 13-13 no inicio do segundo quarto e passou para a frente aos 15-13, abrindo gradualmente a vantagem, que era de 12 pontos ao intervalo (35-23).

A seleção portuguesa, que na ronda anterior manteve acesa a chama da inédita qualificação com um triunfo sobre a Grécia (oitava do ‘ranking’ europeu), teve um bom início do terceiro quarto, reduzindo a diferença para oito pontos aos 35-27.

A seleção do Reino Unido, que apenas levou a melhor em solo luso no prolongamento, por 76-69, realizou de seguida dez ações consecutivas de concretização, contra nenhuma bem-sucedida das lusas, que fez disparar o marcador para uma vantagem de 24 pontos aos 51-27.

Portugal acusou o momento e sem antídoto para contrariar o possante jogo atlético das britânicas, quer a nível ofensivo quer defensivo, atingiu o termo do terceiro quarto a perder por 25 pontos (58-33) e com apenas 10 marcados.

No quarto e último período de jogo, a Grã-Bretanha controlou e abriu a vantagem, que chegou aos 35 pontos, aos 72-37, e que lhe permitiu fechar o jogo aos 78-48 e entrar nas contas do apuramento, como segunda classificada do grupo.

Sofia Silva, com 19 pontos, foi a principal concretizadora da seleção portuguesa, que esbarrou na eficácia de Temi Fagbenle, 17 e nove ressaltos, Holly Winterburn, 12, cinco ressaltos e 11 assistências, Cheridene Green, 15 e quatro ressaltos, e Georgia Gayle, 14, com três triplos em quatro.

A Grã-Bretanha lidera o Grupo G, com nove pontos, os mesmos da Grécia, que tem menos um jogo e já garantiu o apuramento, e de Portugal, que desceu para terceiro, enquanto a Estónia tem seis.