Mais

Portugal sem grandes ambições nos primeiros Europeus de estrada

Mariana Machado é uma das esperanças da comitiva portuguesa
Mariana Machado é uma das esperanças da comitiva portuguesaCOP
Portugal compete este fim de semana, na Bélgica, na primeira edição dos Europeus de estrada, alinhando nos 10 km, meia maratona e maratona, mas sem grandes objetivos de classificações de topo.

Em Bruxelas e Lovaina correm-se as três distâncias, pela primeira vez unificadas num único evento europeu, como forma de a Associação Europeia de atletismo (EAA) promover as provas de estrada.

A campeã lusa dos 10 quilómetros, Mariana Machado, é o nome de maior destaque entre os 26 convocados de Portugal, numa seleção que não terá Isaac Nader, bicampeão nacional na mesma distância, nem Samuel Barata, presente nos Jogos Olímpicos Paris-2024 na maratona.

Para os maratonistas, esta será mais uma ocasião para conseguir marca de acesso aos Mundiais de Tóquio, em setembro - o prazo termina em 04 de maio e as difíceis marcas de qualificação direta são 2:06.30 e 2:23.30, para homens e mulheres, respetivamente.

Ainda nenhum português o conseguiu fazer, mas vários estão em condições de conseguir o apuramento por ranking, entre os quais duas das presentes: Susana Santos (61.ª) e Solange Jesus (97.ª).

Rui Pinto e Vanessa Carvalho procuram em Bruxelas um bom resultado que os projete para o top-100 mundial, que garanta o acesso ao Mundial.

Mariana Machado, a mais consistente dos atletas lusos presentes, vai disputar os 10 quilómetros, prova na qual se sagrou campeã nacional, com a vice-campeã da distância, Solange Jesus, a disputar a maratona, enquanto Mónica Lopes Silva, medalha de bronze, vai estar na meia maratona.

No setor masculino, sem Isaac Nader, este ano medalhado nos 1.500 metros dos Europeus em pista curta, e Samuel Barata, é André Pereira, que foi bronze nos Nacionais nos 10 quilómetros e vai disputar a meia maratona, o nome mais forte.

Em termos globais, a convocatória integra oito das 10 primeiras classificadas nos Nacionais de Estrada, e cinco dos 10 melhores posicionados nos mesmos Nacionais.

Na primeira edição dos Europeus de estrada, a meia maratona disputa-se no sábado de manhã, com os 10 quilómetros e a maratona a correrem-se no domingo, também de manhã.

Lista dos atletas portugueses:

- 10 quilómetros:

Femininos: Ana Mafalda Ferreira (Sporting), Ana Marinho (Salvador do Campo), Laura Taborda (Sporting de Braga), Mariana Machado (Sporting de Braga) e Mónica Silva (Salvador do Campo).

Masculinos: Duarte Santos (Sporting), Hugo Rocha (Estreito), João Pedro Pereira (Sporting de Braga), José Carlos Pinto (Benfica), Pedro Amaro (Benfica) e Rúben Amaral (Sporting).

- Meia maratona:

Femininos: Carla Martinho (Recreio de Águeda), Mónica Lopes Silva (Macedo de Cavaleiros), Rafaela Almeida Fonseca (Recreio de Águeda), Susana Godinho Santos (Recreio de Águeda).

Masculinos: André Pereira (Benfica), Luís Oliveira (Recreio de Águeda), Miguel Borges (Sporting de Braga), Miguel Ângelo Marques (Sporting de Braga) e Rafael Lopes (Santa Tecla).

- Maratona:

Femininos: Solange Jesus (Sporting de Braga) e Vanessa Carvalho (Sporting de Braga).

Masculinos: Fábio Oliveira (Macedo de Cavaleiros), João Almeida (Recreio de Águeda), José Sousa (Macedo de Cavaleiros) e Rui Pinto (Sporting).


Menções