Portugal espera que as suas aspirações de sucesso no Catar não sejam desmanteladas tão facilmente como o Estádio 974, que vai ser desmontado depois deste Campeonato do Mundo, embora apenas três vitórias nos últimos 13 jogos - cinco empates e cinco derrotas - na fase final de um Campeonato do Mundo mostrem que há pouco espaço para erros.
Selecionador nacional há vários anos, Fernando Santos deverá colocar ênfase na necessidade de um bom início no grupo H, algo que a sua equipa não conseguiu fazer nas últimas três edições do Campeonato do Mundo (dois empates e uma derrota). Portugal reservou o seu lugar no Catar com desempenhos impressionantes contra a Turquia (3-1) e a Macedónia do Norte (2-0) nos play-offs da qualificação europeia para o Mundial e o desenvolvimento desse "grande temperamento de jogo" pode ser bem aproveitado desta vez.
O Gana ostenta o melhor resultado conjunto de um país africano na história da competição, após a participação nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 2010, e agora faz a sua quarta participação na fase final de um Mundial, depois de não ter participado na edição de 2018. Vão, mais uma vez, tentar perturbar o caminho das nações teoricamente mais fortes no grupo H, e tendo passado da fase de grupos em duas das três participações nas fases finais, não será boa ideia voltar a apostar contra esta seleção.

Os Black Stars podem causar dificuldades a qualquer adversário, uma vez que demonstraram muita confiança no ataque ao marcar golos em nove dos seus 12 jogos nas fases finais do Campeonato do Mundo. Também aqui terão a vingança em mente, pois o último desses jogos foi uma derrota (2-1) contra Portugal, no Campeonato do Mundo de 2014.
Jogadores a observar: Portugal espera que o goleador internacional mais prolífico do mundo, Cristiano Ronaldo, possa pôr o drama do clube para trás das costas, uma vez que pretende tornar-se o único jogador de sempre a marcar golos em cinco torneios diferentes do Campeonato do Mundo. Entretanto, o influente Jordan Ayew, do Gana, esperará ser o amuleto da sorte da sua nação, tendo perdido apenas uma vez em 14 jogos nos quais marcou pelo seu país (12 vitórias, um empate).
Estatística a decorrer: O mesmo resultado que se registava ao intervalo foi replicado no fim do jogo em 12 dos últimos 15 jogos de Portugal.
Curiosidade do Mundial: Este poderá ser o último Campeonato do Mundo onde é utilizado um formato de 32 equipas, uma vez que a competição será alargada a 48 equipas a partir de 2026.
Acompanhe o jogo no Flashscore
O jogo entre Portugal e Gana pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro.