Mais

Prémios Flashscore: Rodri coroado como Jogador do Ano

Rodri coroado como melhor jogador masculino do ano pelo Flashscore
Rodri coroado como melhor jogador masculino do ano pelo FlashscoreJustin Setterfield / Getty Images via AFP
No final de cada ano, pedimos a todos os editores das 14 redações do Flashscore que votem nos nossos Prémios anuais, que celebram os melhores e mais brilhantes contemporâneos do futebol. Desta vez, tivemos mais de 50 votos em cada categoria.

O vencedor do nosso prémio de Jogador Masculino do Ano é o médio Rodri, da Espanha e do Manchester City, com 31,5% dos votos da nossa equipa de especialistas.

O brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, ficou em segundo lugar, com 27,5% dos votos.

Retrospetiva do ano

O vencedor da Bola de Ouro, Rodri, teve um ano de 2024 incrível - em que ganhou o título da Premier League e a FA Cup com o Manchester City, antes da glória do Euro-2024 com a Espanha, durante o verão.

Nos últimos anos, afirmou-se como o médio defensivo mais completo do mundo, um estatuto que só foi prejudicado pelos recentes problemas de lesão, que coincidiram com uma queda dramática na forma do seu clube.

Rodri formou uma parceria feroz no meio-campo com o compatriota Fabian Ruiz quando a Espanha conquistou o título da Euro-2024 sobre a Inglaterra, numa final muito disputada.

Infelizmente, em setembro, Rodri sofreu uma lesão grave do ligamento cruzado anterior e do menisco, que o manterá fora de ação até ao final da presente época.

Em outubro deste ano, Rodri venceu o avançado do Real Madrid Vinicius Junior na corrida pela Bola de Ouro.

Pep Guardiola elogiou Rodri ao receber o cobiçado prémio. "É uma notícia incrível para ele e, claro, para todos nós, no City e para os nossos adeptos", afirmou.

"Estamos muito orgulhosos dele. É a primeira vez. Nunca poderíamos ter imaginado, há alguns anos, que o nosso jogador receberia este prestigiado prémio", acrescentou.

Perfil do jogador

Rodrigo Hernandez Cascante (agora conhecido apenas como Rodri) surgiu no Rayo Majadahonda antes de ser olhado pelo Atlético de Madrid e transferir-se para os Colchoneros em 2007, com apenas 11 anos.

Passou a maior parte dos seus anos de formação na capital espanhola, antes de se juntar ao Villarreal em 2013, onde teve a sua primeira oportunidade de jogar na equipa principal.

Inicialmente na equipa B do Submarino Amarelo, Rodri evoluiu rapidamente para a equipa principal e fez 84 jogos em todas as competições, em três temporadas.

Os números de Rodri
Os números de RodriFlashscore

Rodri regressou emocionado ao Atlético em 2018 - 11 anos depois de ter saído - onde viria a ganhar a Supertaça da UEFA, mas não estava destinado a ser uma transferência a longo prazo, uma vez que o Manchester City já estava de olho no médio.

Rodri juntou-se à equipa da Premier League apenas um ano depois, num negócio de cerca de 70 milhões de euros, que permitiu ao jogador comprar a sua saída do contrato com o Atlético.

Desde que chegou à equipa apoiada po Abu Dhabi, o espanhol ajudou o Manchester City a conquistar quatro títulos da Premier League, uma Taça de Inglaterra, duas Taças de Inglaterra e o "tripplete" da Liga dos Campeões, Supertaça e Mundial de Clubes da FIFA, em 2023.

Durante a sua passagem pela Premier League, Rodri consolidou o seu estatuto de melhor médio defensivo do mundo e de peça fundamental na equipa de Guardiola.

Pela seleção espanhola, disputou 57 partidas e marcou quatro golos. Rodri ganhou dois troféus com a Roja; a Liga das Nações da UEFA em 2022/23 e o Campeonato da Europa em 2024.

Rodri levanta o troféu após vencer o Euro-2024
Rodri levanta o troféu após vencer o Euro-2024Tom Weller / DPA via AFP

Encerramento

O ano de Rodri foi particularmente interrompido por uma terrível lesão sofrida durante um tenso empate 2-2 com o Arsenal, candidato ao título da Premier League.

É pouco provável que volte a jogar até ao final de 2024/2025, mas Rodri continua otimista quanto ao seu regresso antes do final da época.

"Tenho em mente jogar esta época", disse ainda no mês passado.

"Agora que as épocas estão a ficar mais longas e o Campeonato do Mundo (de Clubes) termina a 13 de julho, tenho em mente regressar este ano como um desafio", acrescentou.

O histórico de lesões de Rodri
O histórico de lesões de RodriFlashscore

A longo prazo, Rodri procurará voltar à plena forma e jogar na nova temporada para ajudar a levar o Manchester City de volta às alturas vertiginosas que experimentaram recentemente, ao vencer o triplete em 2022/23.

Animado com a recente conquista da Bola de Ouro - e, claro, depois de ser nomeado o Jogador Masculino do Ano do Flashscore - o astro espanhol lembrará ao mundo do futebol a sua proeza em 2025.

Veja aqui todos os Prémios Flashscore