Mais

Prémios Laureus: Biles e Duplantis vencem os prémios individuais, Real Madrid ganha por equipas

A ginasta americana Simone Biles chega antes da cerimónia de entrega dos prémios
A ginasta americana Simone Biles chega antes da cerimónia de entrega dos prémiosReuters /J uan Medina
A ginasta mais condecorada do mundo, Simone Biles, foi nomeada a Desportista do Ano, enquanto o sueco Mondo Duplantis conquistou a honra masculina na cerimónia de entrega dos prémios Laureus, em Madrid, na segunda-feira.

Biles, que ganhou as medalhas de ouro nas competições por equipas, no salto em altura e no solo, bem como uma prata no exercício de solo nos Jogos de Paris de 2024 para completar um regresso triunfante três anos depois de se ter retirado dos eventos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ganhou o prémio Laureus pela quarta vez.

Este prémio igualou o recorde detido pela grande tenista e compatriota norte-americana Serena Williams.

"Estou muito feliz por estar aqui em Madrid e por receber o meu quarto Prémio Laureus", disse Biles: "Ganhei este prémio pela primeira vez em 2017, e o Laureus tem feito parte da minha história desde então. Pode haver uma menina a ver alguém como eu na televisão e a decidir que também o pode fazer."

O vencedor do ano passado, Novak Djokovic, entregou a Duplantis o seu primeiro prémio Laureus, depois de ter sido nomeado em cada um dos últimos três anos, tornando-se apenas o segundo atleta de atletismo a ganhar o prémio, depois de Usain Bolt.

Considerado um dos melhores saltadores com vara de todos os tempos, Duplantis ganhou a segunda medalha de ouro olímpica consecutiva em Paris, batendo o seu próprio recorde mundial pela nona vez, antes de o quebrar mais uma vez na Silesia Diamond League no mês seguinte.

"Sinto-me incrivelmente honrado por ter ganho o meu primeiro Laureus, este é o derradeiro prémio que nós, atletas, queremos ganhar. Sei disso porque é a quarta vez que sou nomeado e isso prova que é mais difícil ganhar um Laureus do que uma medalha de ouro olímpica", brincou Duplantis.

A ginasta brasileira Rebeca Andrade ganhou o prémio "Regresso do Ano" depois de ter conseguido nos Jogos de Paris um regresso inspirador após lesões que ameaçavam a sua carreira, conquistando a medalha de ouro na prova de solo.

O jovem futebolista Lamine Yamal, que ajudou a Espanha a ganhar o Campeonato da Europa no ano passado, ganhou o prémio de Revelação do Ano, sendo o sexto futebolista a ganhar este prémio.

Os nomeados para os Laureus World Sports Awards são selecionados pelos meios de comunicação social de todo o mundo, enquanto os vencedores são determinados pelos 69 membros da Laureus World Sports Academy. Os prémios são entregues anualmente desde 2000.

Lista dos vencedores:

Desportista Mundial do Ano: Simone Biles

Desportista Mundial do Ano: Mondo Duplantis

Equipa Mundial do Ano: Real Madrid

Revelação Mundial do Ano: Lamine Yamal

Regresso do Ano a nível mundial: Rebeca Andrade

Desportista Mundial do Ano com Deficiência: Jiang Yuyan

Desportista Mundial de Ação do Ano: Tom Pidcock

Laureus Sport for Good: Kick4Life

Ícone Desportivo Laureus: Rafael Nadal

Laureus Lifetime Achievement: Kelly Slater