Presidente da Federação de Futebol Saudita junta-se ao Comité Executivo da FIFA

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Presidente da Federação de Futebol Saudita junta-se ao Comité Executivo da FIFA

Eleição de Yasser Al-Misehal dá um grande impulso à candidatura saudita para o Mundial-2030
Eleição de Yasser Al-Misehal dá um grande impulso à candidatura saudita para o Mundial-2030AFP
A Arábia Saudita deu um importante passo para acolher o Campeonato do Mundo de 2030 depois de Yasser Al-Misehal, presidente da Federação de Futebol da Arábia Saudita, ter sido eleito para membro do Comité Executivo da FIFA, conhecido como FIFA Counsil, o qual ajuda a tomar as grandes decisões no futebol mundial.

Este é um novo marco para o futebol no reino, uma vez que Yasser Al-Misehal torna-se no segundo membro saudita a ser eleito para o prestigioso Comité Executivo da FIFA, desde 2016 denominado FIFA Counsil, que é o principal órgão directivo da organização da FIFA e que tem 37 membros.

De acordo com a sua página no LinkedIn, Al Misehal estudou Gestão Desportiva na Universidade de Sorbonne, em Abu Dhabi, de 2014 a 2015, e é licenciado em Finanças pela Universidade de Petróleo e Minerais King Fahad.

No entanto, após o escândalo de corrupção que resultou na atribuição do Campeonato do Mundo de futebol no Catar, já não é esta comissão que atribui diretamente um Mundial. Em vez disso, a decisão cabe agora às associações nacionais. Não há dúvida, porém, de que este é um sinal de que a Arábia Saudita é uma séria candidata à organização da edição de 2030.

É a primeira vez em 21 anos que a Arábia Saudita está representada num dos organismos mais poderosos do futebol, tendo sido recentemente galardoada com o acolhimento da Taça Asiática de Futebol de 2027.