Punido por doping, nadador chinês Sun Yang está fora dos Jogos Olímpicos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Punido por doping, nadador chinês Sun Yang está fora dos Jogos Olímpicos

Sun Yang é o maior nome da natação chinesa na história
Sun Yang é o maior nome da natação chinesa na históriaProfimedia
Grande estrela da natação chinesa na história, Sun Yang vai perder os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, depois da China ter publicado os seus critérios de seleção.

A Associação Chinesa de Natação anunciou que a sua equipa seria escolhida com base nos resultados dos campeonatos mundiais de 2023 e dos campeonatos mundiais de 2024 em Doha, bem como nos resultados dos campeonatos nacionais, que acontecerão de 19 a 27 de abril.

Isso excluiria Sun, seis vezes medalhista olímpico, cuja suspensão por doping só termina em maio.

Sun, de 32 anos, foi suspenso por oito anos pela Agência Mundial Antidopagem em 2020, depois de quebrar frascos de sangue durante um teste de doping em 2018, cujas circunstâncias ainda contesta. Sun conseguiu reduzir a punição, após recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Sun manifestou interesse em regressar às competições a tempo de Paris, que seria sua quarta Olimpíada. Numa publicação na sua página da rede social Weibo, este sábado, disse: “A natação é uma parte inalienável da minha vida e sempre serei apaixonado por ela”. Não fez nenhuma outra declaração.

Sun Yang ganhou destaque nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, ganhando medalhas de ouro nos 400m livres e 1.500m livres, além da prata nos 200m livres e uma medalha de bronze nos 4x200m livres. Quatro anos depois, no Rio, conquistou o ouro nos 200m livres e a prata nos 400m livres. É igualmente 11 vezes campeão mundial.

Menções