Mais

Quatro deslizes fora de casa comprometem temporada dos dragões

Dragões somam sete vitórias consecutivas
Dragões somam sete vitórias consecutivasLUSA

Quatro deslizes como visitante, além de uma derrota em casa com o Benfica, obrigam o FC Porto a vencer o Sporting, para se manter na luta pela revalidação do título de campeão da Liga Portugal.

Apesar de chegarem numa das melhores fases da época ao clássico da 20.ª jornada da I Liga, com sete triunfos consecutivos em todas as competições, os dragões, que asseguraram em janeiro a titularidade de todos os títulos nacionais com a conquista da Taça da Liga, estão muito pressionados e a oito pontos do Benfica (que tem mais um jogo).

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Os campeões nacionais até começaram bem a temporada, com a vitória na Supertaça - 3-0 ao Tondela - e três vitórias a abrir o campeonato, a última exatamente sobre o Sporting (3-0).

Contudo, a primeira escorregadela aconteceu logo à quarta jornada, com uma derrota em casa do Rio Ave, por 3-1, com que se iniciou a pior fase de temporada dos dragões.

Após a derrota em Vila do Conde, o FC Porto somou duas vitórias para o campeonato - Gil Vicente e Desportivo de Chaves -, mas duas derrotas para a Liga dos Campeões, no terreno do Atlético de Madrid (2-1) e em casa com o Club Brugge (4-0), antes de novo deslize na I Liga, desta feita no terreno do Estoril Praia (1-1).

Acompanhe o relato áudio através do site e da aplicação
Acompanhe o relato áudio através do site e da aplicaçãoFlashscore

Seguiu-se nova fase bastante positiva, com cinco triunfos consecutivos, com destaque para a goleada sobre o Sporting de Braga (4-1) e duas vitórias sobre o Bayer Leverkusen, na Champions.

À 10.ª jornada, os dragões podiam igualar o então ainda invicto líder Benfica, mas, no Dragão, foram derrotados com um golo de Rafa Silva (72 minutos), naquela que é ainda a última derrota dos azuis e brancos no campeonato.

O apuramento para a Liga dos Campeões, com triunfos sobre Brugge (4-0) e Atlético de Madrid (2-1), foi ofuscado pelo segundo jogo seguido a perder pontos na Liga, com um empate em casa do Santa Clara (1-1).

Antes da pausa para o Mundial2022, os dragões conseguiram duas vitórias expressivas - Paços de Ferreira (4-0) e Boavista (4-1) -, com o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga a ser conseguido durante o período do torneio do Qatar.

O regresso ao campeonato foi feito em força, com uma goleada sobre o Arouca (5-1), mas seguiu-se novo empate, este doloroso em casa do surpreendente Casa Pia (0-0), pois permitiu nova fuga ao Benfica, que tinha sofrido a primeira derrota na ronda anterior. Este foi apenas o terceiro encontro em toda a temporada em que o FC Porto não marcou qualquer golo.

Após esta igualdade, os dragões somaram oito vitórias consecutivas - com apenas um golo sofrido nesta série -, entre as quais duas na final four da Taça da Liga, a última das quais na final, por 2-0, sobre o Sporting

 

, e a qualificação para a meia-final da Taça de Portugal.

O clássico da 20.ª jornada da I Liga entre o Sporting e o FC Porto está agendado para domingo, pelas 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.