Apesar de chegarem numa das melhores fases da época ao clássico da 20.ª jornada da I Liga, com sete triunfos consecutivos em todas as competições, os dragões, que asseguraram em janeiro a titularidade de todos os títulos nacionais com a conquista da Taça da Liga, estão muito pressionados e a oito pontos do Benfica (que tem mais um jogo).
Acompanhe aqui as incidências do encontro
Os campeões nacionais até começaram bem a temporada, com a vitória na Supertaça - 3-0 ao Tondela - e três vitórias a abrir o campeonato, a última exatamente sobre o Sporting (3-0).
Contudo, a primeira escorregadela aconteceu logo à quarta jornada, com uma derrota em casa do Rio Ave, por 3-1, com que se iniciou a pior fase de temporada dos dragões.
Após a derrota em Vila do Conde, o FC Porto somou duas vitórias para o campeonato - Gil Vicente e Desportivo de Chaves -, mas duas derrotas para a Liga dos Campeões, no terreno do Atlético de Madrid (2-1) e em casa com o Club Brugge (4-0), antes de novo deslize na I Liga, desta feita no terreno do Estoril Praia (1-1).

Seguiu-se nova fase bastante positiva, com cinco triunfos consecutivos, com destaque para a goleada sobre o Sporting de Braga (4-1) e duas vitórias sobre o Bayer Leverkusen, na Champions.
À 10.ª jornada, os dragões podiam igualar o então ainda invicto líder Benfica, mas, no Dragão, foram derrotados com um golo de Rafa Silva (72 minutos), naquela que é ainda a última derrota dos azuis e brancos no campeonato.
O apuramento para a Liga dos Campeões, com triunfos sobre Brugge (4-0) e Atlético de Madrid (2-1), foi ofuscado pelo segundo jogo seguido a perder pontos na Liga, com um empate em casa do Santa Clara (1-1).
Antes da pausa para o Mundial2022, os dragões conseguiram duas vitórias expressivas - Paços de Ferreira (4-0) e Boavista (4-1) -, com o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga a ser conseguido durante o período do torneio do Qatar.
O regresso ao campeonato foi feito em força, com uma goleada sobre o Arouca (5-1), mas seguiu-se novo empate, este doloroso em casa do surpreendente Casa Pia (0-0), pois permitiu nova fuga ao Benfica, que tinha sofrido a primeira derrota na ronda anterior. Este foi apenas o terceiro encontro em toda a temporada em que o FC Porto não marcou qualquer golo.
Após esta igualdade, os dragões somaram oito vitórias consecutivas - com apenas um golo sofrido nesta série -, entre as quais duas na final four da Taça da Liga, a última das quais na final, por 2-0, sobre o Sporting
, e a qualificação para a meia-final da Taça de Portugal.
O clássico da 20.ª jornada da I Liga entre o Sporting e o FC Porto está agendado para domingo, pelas 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.