Ainda em meados de dezembro, Fonseca era um jogador relativamente desconhecido e certamente não estava na mira dos meios de comunicação social como agora. O jovem brasileiro é uma clara confirmação de como o tão criticado Torneio dos Campeões pode ser um evento importante para os jovens.
De facto, foi no Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita, que a sua história teve início e já inspirou inúmeros jovens a enveredar pelo ténis. Fonseca acabou por triunfar em Jeddah graças aos golpes de Arthur Fils e Jakub Mensik. E isso foi só o começo.
Esta época está a ter a sua melhor temporada até agora. A prova disso é o seu fantástico registo de 22:4, a sua vitória sobre o top 10 Andrey Rublyov no Open da Austrália, os seus dois triunfos nos Challengers e o seu primeiro título ATP em terra batida, em Buenos Aires.
Nos últimos dias, tem estado numa outra longa série de vitórias. Depois da sua primeira vitória num challenger em Phoenix, está em grande no Masters de Miami, onde deu a volta a uma batalha de adolescentes talentosos com o jovem Learner Tien e arrasou o número 20 do mundo, Ugo Humbert, por 6-4 e 6-3. Dentro de algumas horas, ele enfrentará Alex de Minaur em sua oitava final de estreia nos 1000s.
Há três anos, era um jovem de 15 anos que recolhia assinaturas dos mais famosos jogadores de ténis. Agora, ele próprio é um jogador muito observado e procurado. E o seu autógrafo é definitivamente muito procurado.
"Muitos miúdos querem o meu autógrafo e dizem que sou o seu herói e inspiração. Pessoalmente, tive o Roger (Federer) como modelo. E o Guga (Gustav Kuerten). É o nosso herói nacional, não só por causa do ténis, mas também pelo seu charme pessoal".
A vida de Fonseca deu uma volta de 180 graus nos últimos meses. No entanto, até há cerca de 13 meses, estava a decidir se preferia estudar na universidade ou seguir uma carreira como tenista profissional. Parece que ele tomou a decisão certa.
O carioca tem sido muito popular nos últimos tempos e é agora o mais jovem a atingir um milhão de seguidores na rede social Instagram. Há algum tempo, fala-se que ele formará em breve um novo Big Three junto com Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.