O torneio deveria ter-se realizado em França no próximo ano, mas o organismo que rege o futebol mundial foi obrigado a reorganizar o calendário, depois de os organizadores terem desistido por razões financeiras.
O torneio masculino de 2025 deveria inicialmente contar com 16 equipas, mas foi simplificado para 10 em 2026 e oito em cada uma das competições femininas e em cadeira de rodas.
Os torneios terão lugar em outubro e novembro de 2026, com alguns jogos a serem disputados na Papua Nova Guiné.

"O formato condensado do RLWC2026 significará que todos os jogos serão competitivos, enquanto a possibilidade de alguns jogos serem disputados como duplos ou triplos representa um grande valor para os fãs que querem ver o melhor talento da liga de râguebi do planeta", disse o presidente da IRL, Troy Grant.
"A cultura, a diversidade e a competitividade das nações envolvidas vão captar a atenção do público global e fazer crescer ainda mais o jogo", acrescentou.
A Austrália acolheu o Campeonato do Mundo pela última vez em 2017, tendo a edição mais recente sido realizada em Inglaterra em 2022, após um adiamento de 12 meses devido à pandemia de Covid-19.