Râguebi: Farrell exulta com o cargo de treinador treinador dos British and Irish Lions

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Farrell exulta com o cargo de treinador treinador dos British and Irish Lions

Farrell diz que "significa muito" ser treinador do British & Irish Lions
Farrell diz que "significa muito" ser treinador do British & Irish LionsProfimedia
O treinador irlandês Andy Farrell disse que ser nomeado na quinta-feira treinador dos British and Irish Lions para a digressão de 2025 à Austrália "significa o mundo".

Farrell trabalhará exclusivamente com a equipa a partir de dezembro deste ano até à conclusão da digressão, o que significa que falhará a campanha das Seis Nações da Irlanda em 2025. O antigo internacional inglês, de 48 anos, assinou recentemente uma extensão do seu contrato como treinador da seleção irlandesa até à conclusão do próximo Campeonato do Mundo, em 2027.

Sob a direção de Farrell, a Irlanda venceu o Grand Slam das Seis Nações no ano passado, a Tripla Coroa em 2022 e assegurou a primeira vitória de sempre na Nova Zelândia. A Irlanda também subiu ao primeiro lugar da classificação mundial antes do Campeonato do Mundo do ano passado. No entanto, os green boys não conseguiram passar dos quartos de final da competição, depois de uma derrota angustiante contra os All Blacks.

Farrell sucede a Warren Gatland, que dirigiu os British and Irish Lions nas suas três últimas digressões ao hemisfério sul, desde 2013.

Farrell fez parte da equipa técnica de Gatland na vitória por 2-1 sobre a Austrália em 2013 e na série empatada com a Nova Zelândia em 2017.

"Isto significa muito para mim", disse Farrell numa conferência de imprensa em Londres, na quinta-feira, para anunciar a sua nomeação: "Sempre fui um fã dos Lions, mas 2013 acendeu algo dentro de mim que me fez pensar 'preciso de voltar a envolver-me nisto', pelo que ser escolhido como treinador principal é mágico. Tenho muito trabalho a fazer em termos de pessoas que estiveram antes de mim e Gats (Gatland) já entrou em contacto."

Os British and Irish são formados pelos principais jogadores da Inglaterra, Escócia, Irlanda e  Gales. Tradicionalmente, eles fazem uma tour pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul a cada quatro anos. 

"Um dos melhores"

O presidente do Lions, Evans, cujas três viagens como jogador incluíram a série vitoriosa de 1989 na Austrália, saudou a nomeação de Farrell.

"Sabemos que o desafio que enfrentamos na Austrália não será fácil e ter alguém do seu estatuto com os Leões coloca-nos numa excelente posição para replicar o sucesso que tivemos em 2013", disse o antigo ala do País de Gales.

O chefe executivo do Lions, Ben Calveley, elogiando Farrell como "um dos melhores treinadores do mundo", acrescentou: "Os feitos com a Irlanda nos últimos anos foram excepcionais e sua experiência de treinador em jogos de teste com a Irlanda, Inglaterra e os Leões fazem dele um excelente candidato para este papel."

As expectativas serão altas em relação a Farrell para entregar uma vitória na série abaixo com o râguebi australiano em crise.

Eddie Jones deixou o cargo de técnico dos Wallabies depois de apenas duas vitórias em nove testes no ano passado, o que incluiu uma eliminação na fase de grupos do Mundial após derrotas com País de Gales e Fiji.

Mas Farrell disse: "Conhecendo os australianos, sua mentalidade, seu pessoal e como é fazer uma tour por lá, sei o que isso significa para eles. Isso só acontece uma vez (para um jogador australiano) a cada 12 anos. Sei que o percurso do râguebi australiano precisa de algumas reflexões, mas sabemos que eles querem fazer as coisas bem, porque é muito importante e 2025 vai ser enorme."

Farrell, pai do jogador inglês Owen Farrell, poderá vir a defrontar o seu antigo patrão irlandês Joe Schmidt, com o neozelandês ligado à vaga de treinador da Austrália. Farrell serviu como treinador de defesa de Schmidt com a Irlanda antes de o suceder em 2019.

Os Leões iniciam a campanha de 2025 com um jogo contra a Argentina em Dublin, a 20 de junho. Enfrentam a Austrália em três testes em Brisbane a 19 de julho, Melbourne a 26 de julho e Sydney a 2 de agosto.