O avançado do Leicester, de 23 anos, que deveria estar no banco para o confronto da Taça de Calcutá, foi substituído por Ted Hill, do Bath.
Martin foi titular na vitória da Inglaterra sobre a França por 26-25 na segunda volta, mas tem estado a tratar de um problema de longa data no joelho.
Ollie Chessum ocupou o lugar de Martin na segunda linha, ao lado do capitão Maro Itoje, quando o treinador inglês Borthwick nomeou a sua equipa na terça-feira.
O treinador de ataque da Inglaterra, Richard Wigglesworth, falando aos jornalistas no estágio da equipa em Bagshot, na quinta-feira, disse: "Infelizmente, George Martin teve um pequeno contratempo esta manhã, por isso foi retirado dos 23 e Ted Hill entra no banco em seu lugar. Ele teve algumas pancadas depois do jogo com a França, que ele e nós pensámos que iam ficar bem. Mas para jogar um jogo de teste, é preciso estar quase a cem por cento. Ele ainda não está bem esta manhã, por isso tomámos essa decisão antes do treino. Ted Hill treinou totalmente nessa posição."
Equipa de Inglaterra revista (15-1)
Marcus Smith; Tommy Freeman, Ollie Lawrence, Henry Slade, Ollie Sleightholme; Fin Smith, Alex Mitchell; Tom Willis, Ben Earl, Tom Curry; Ollie Chessum, Maro Itoje (capitão); Will Stuart, Luke Cowan-Dickie, Ellis Genge
Substituições: Jamie George, Fin Baxter, Joe Heyes, Ted Hill, Chandler Cunningham-South, Ben Curry, Harry Randall, Elliot Daly
Treinador: Steve Borthwick (ENG)