Mais

Râguebi: Homenagens ao "ser humano especial" Hendricks após a sua morte súbita

Cornal Hendricks sempre jogou "com um sorriso no rosto", de acordo com o presidente da SA Rugby, Mark Alexander
Cornal Hendricks sempre jogou "com um sorriso no rosto", de acordo com o presidente da SA Rugby, Mark AlexanderPHILL MAGAKOE / AFP / AFP / Profimedia
Cheslin Kolbe descreveu o falecido Cornal Hendricks como um "ser humano especial, por dentro e por fora".

O South African Rugby anunciou esta quinta-feira que Hendricks faleceu aos 37 anos, devido a um ataque cardíaco. Uma série de antigos companheiros de equipa prestaram homenagem ao extremo de 12 ensaios, que marcou cinco ensaios para os Springboks.

"RIP meu irmão, você era um ser humano especial por dentro e por fora", disse Kolbe nas redes sociais.

Beast Mtawarira disse: "Isto corta profundamente. Foi-se demasiado cedo".

Hendricks jogou o seu primeiro teste com a África do Sul em junho de 2014, marcando um try contra o País de Gales na estreia.

O seu tento mais famoso com a camisola verde e dourada foi contra os All Blacks, em Wellington, no final do mesmo ano, quando fez uma jogada brilhante para cortar a defesa e marcar por baixo dos postes.

Handre Pollard deu a bola para Hendricks no lance do tento e, esta quinta-feira, postou uma foto sua e de Hendricks com a legenda "RIP meu irmão".

Hendricks tinha-se retirado do râguebi por motivos médicos, em 2015, mas em 2019 regressou, ao assinar pelos Bulls, onde impressionou até deixar Loftus Versfeld no final do ano passado.

Jake White, treinador de Hendricks em Pretória, disse que o râguebi tinha "perdido um dos bons".

"Quando tivemos a oportunidade de o trazer de volta ao campo, ele aceitou de braços abertos e fez um uso notável do seu segundo contrato no râguebi profissional", disse White.

"Todos nós o vimos não deixar pedra sobre pedra ao inspirar os seus colegas de equipa e a comunidade sul-africana com a sua história de esperança e coragem", acrescentou.

"Foi um privilégio e uma honra ter sido seu treinador, um modelo fantástico para a próxima geração e o seu apetite pela vida era contagiante. O râguebi perdeu hoje um dos bons", concluiu.

Edgar Rathbone, diretor executivo dos Bulls, descreveu o antigo extremo como um "jogador especial que desafiou todas as probabilidades".

"Estamos profundamente tristes e ainda estamos a tentar aceitar o falecimento de Cornal, um membro querido da família Loftus que era mais do que um jogador talentoso", disse Rathbone.

"Era um companheiro de equipa icónico, um amigo durante muitas épocas e uma figura inspiradora no balneário. Um irmão, um filho e uma inspiração, tanto para os mais velhos como para os mais novos. Um homem com um sorriso contagiante que alegrava o nosso mundo e, acima de tudo, conhecíamos o Cornal como um pai orgulhoso dos seus filhos. Apresentamos as nossas sinceras condolências à sua família, à sua mulher, aos seus filhos e a todos os que foram afectados pela sua morte prematura e trágica. Um jogador especial que desafiou todas as probabilidades e se tornou a nossa inspiração para todos, que descanse em perfeita paz", acrescentou.

Mark Alexander, o presidente da SA Rugby, também prestou homenagem à antiga estrela dos Blitzboks.

"Estamos profundamente tristes com o súbito falecimento de Cornal Hendricks, um atleta notável que representou o seu país no râguebi de sete e de quinze com distinção", disse Alexander.

"Cornal era um daqueles jogadores que adorava o jogo e trabalhava arduamente, mas fazia-o sempre com um sorriso no rosto, tratando todas as pessoas com respeito. A sua energia e amor pela vida, dentro e fora do campo, elevavam os seus colegas de equipa e todos os que o rodeavam. As suas contribuições para o desporto e a sua dedicação inabalável serão sempre recordadas. As nossas sinceras condolências vão para a sua esposa Stephaney e os seus filhos, para a sua família, amigos e colegas de equipa durante este momento difícil. Que o seu legado continue a inspirar as gerações futuras", concluiu.