Mais

Râguebi: Lenda e antigo capitão da Nova Zelândia 'Super Stu' Wilson morre aos 70 anos

Stu Wilson esteve presente no funeral de Sir Colin Meads
Stu Wilson esteve presente no funeral de Sir Colin Meads Photo by HANNAH PETERS / GETTY IMAGES ASIAPAC / Getty Images via AFP

O antigo capitão dos All Blacks, Stu Wilson, faleceu aos 70 anos, com a Federação Neozelandesa de Râguebi a liderar as homenagens a "um dos melhores alas que já jogaram este desporto".

Wilson era conhecido como um dos mais brilhantes alas neozelandeses da era amadora, tendo marcado 51 ensaios em 85 jogos dos All Blacks, incluindo 34 testes.  A Federação Neozelandesa de Râguebi confirmou o seu falecimento no domingo, em comunicado. O presidente da órgão, David Kirk, que jogou ao lado de Wilson, disse que fará muita falta.

"Stu foi um dos melhores alas que já jogaram o jogo e um dos personagens mais memoráveis do râguebi. Tinha uma abordagem ligeira da vida, mas era profundamente apaixonado e sério na representação do seu paísNo seu melhor, era quase imparável com a bola na mão e era respeitado pelos seus pares e adversários em todo o mundo", disse Kirk.

O antigo colega de equipa dos All Blacks, Murray Mexted, disse que foi um "choque dos diabos".

"Ele era muito espirituoso de uma forma adorável, Stu Wilson nunca era aborrecido e vivia a vida com um sorriso no rosto", disse à emissora nacional RNZ.

Mexted elogiou o estilo de jogo de Wilson.

"Ele era esquivo e suave, era frio como gelo em campo. Nós chamávamos-lhe Super Stu porque ele era um super jogador de rúgbi. Parecia deslizar pelos espaços sem esforço", disse Mexted.

A lenda dos Wallabies, David Campese, disse que Wilson era a referência no jogo mundial de alas quando começou sua carreira.

"Como jogador, Stu fez o rúgbi parecer fácil e ganhou enorme respeito como capitão em 1983. Ele tinha um desvio para vencer qualquer um, ritmo extremo, intelecto e poder, capaz de romper os tacklers, tornando-o uma máquina de marcar ensaios. Mas foi fora do campo que Stu realmente se divertiu. A sua carreira como comentador e analista após os jogos era hilariante e as suas histórias deixavam o público a rir às gargalhadas", disse Campese ao Planet Rugby.

Mark Robinson, diretor executivo da Federação Neozelandesa de Râguebi, afirmou que Wilson estava à frente do seu tempo na forma como jogava.

"O seu talento e alegria pelo jogo inspiraram uma geração. Na reforma, foi uma voz pública positiva e respeitada para o râguebi e continuou a manter-se ligado ao seu clube e à sua província", disse Robinson.