Mais

Râguebi: Ligas europeias a favor de um Campeonato do Mundo de Clubes em 2028

O Estádio FMG
O Estádio FMGDave Rowland/Getty Images via AFP
A European Professional Club Rugby (EPCR), que organiza a Taça dos Campeões e a Challenge Cup, declarou este sábado que as ligas europeias são favoráveis a um Campeonato do Mundo de Clubes de Rugby, que reuniria os dois hemisférios, a partir de 2028.

O Top 14, a Primeira Liga Inglesa, o United Rugby Championship (que reúne irlandeses, escoceses, galeses e sul-africanos) e as sete federações representadas no EPCR "aprovaram por unanimidade" a realização de uma primeira edição deste Campeonato do Mundo em 2028, numa reunião do conselho de administração do organismo, segundo um comunicado de imprensa divulgado no sábado.

Este Campeonato do Mundo seria organizado pela EPCR e reuniria 16 clubes: oito da Taça dos Campeões, sete do Super Rugby (onde jogam a Nova Zelândia, a Austrália e o Pacífico) e um clube japonês.

A competição deverá realizar-se em junho de 2028, com uma segunda edição prevista para 2032.

No entanto, antes que este Campeonato do Mundo possa ver a luz do dia, os representantes da Super Rugby e da Rugby League One do Japão terão de dar a sua aprovação.

Além disso, este evento teria de se enquadrar num calendário de râguebi já sobrecarregado, nomeadamente no que diz respeito ao Top 14, que termina geralmente no final de junho, e teria de se adaptar a uma logística complexa para evitar cansar os jogadores que já estão sobrecarregados com longas viagens.

Em entrevista à AFP no final de abril, o diretor executivo da EPCR, o francês Jacques Raynaud, explicou que previa "um torneio de quatro semanas" e avisou que o projeto ainda precisava de ser financiado.


Menções