Râguebi: Rees-Zammit titular pelo País de Gales frente ao Japão

Louis Rees-Zammit em ação
Louis Rees-Zammit em açãoAction Images via Reuters / Paul Childs

O extremo Louis Rees-Zammit vai ser titular pelo País de Gales, pela primeira vez desde que regressou ao râguebi de XV, após uma passagem pelo futebol americano, no encontro frente ao Japão, em Cardiff, este sábado, com Dewi Lake a assumir a braçadeira de capitão devido à lesão de Jac Morgan.

Rees-Zammit entrou a partir do banco na derrota por 52-28 frente à Argentina, no último fim de semana, mas destacou-se com uma exibição dinâmica. É a única alteração na linha de trás.

"Louis Rees-Zammit entra como extremo. Jogou bons minutos no fim de semana passado e sentimos que está pronto para regressar ao onze inicial", afirmou o treinador Steve Tandy.

Josh Adams ocupa a outra posição de extremo, com Blair Murray como defesa. Ben Thomas e Max Llewellyn formam a dupla de centros.

Dan Edwards mantém-se como abertura, ao lado de Tomos Williams, que veste a camisola nove.

Após a luxação do ombro de Morgan frente à Argentina, o talonador Lake lidera a equipa, com os pilares Nicky Smith e Archie Griffin a seu lado.

É a mesma primeira linha que iniciou a vitória no segundo teste da série empatada 1-1 no Japão, em julho.

"Quando o vemos (Lake) no ambiente do estágio, é brilhante", disse Tandy.

"Ajuda os colegas, motiva a equipa, define os padrões de treino e também fora de campo. É um líder excecional e acredito que vai fazer um trabalho incrível", acrescentou.

Dafydd Jenkins e Adam Beard estão na segunda linha, com um trio de avançados renovado composto por Aaron Wainwright, Alex Mann e o número oito Olly Cracknell.

"Os pilares começaram o jogo muito bem (contra a Argentina) e jogaram 45 minutos. Já tínhamos planeado rodar essa posição após os seis dias de intervalo", referiu Tandy.

"Depois há uma alteração na terceira linha. Alex Mann passa para sete. Sentimos que tem todas as qualidades para jogar a seis ou a sete. Algumas das suas capacidades ofensivas ficaram evidentes no fim de semana, e a sua energia defensiva foi notável. A entrada de Olly Cracknell como número oito e a passagem de Aaron Wainwright para seis dão-nos um excelente equilíbrio na terceira linha", acrescentou.

Equipa do País de Gales: 15-Blair Murray, 14-Louis Rees-Zammit, 13-Max Llewellyn, 12-Ben Thomas, 11-Josh Adams, 10-Dan Edwards, 9-Tomos Williams, 8-Olly Cracknell, 7-Alex Mann, 6-Aaron Wainwright, 5-Adam Beard, 4-Dafydd Jenkins, 3-Archie Griffin, 2-Dewi Lake (c), 1-Nicky Smith

Suplentes: 16-Liam Belcher, 17-Rhys Carre, 18-Keiron Assiratti, 19-Freddie Thomas, 20-Taine Plumtree, 21-Kieran Hardy, 22-Jarrod Evans, 23-Nick Tompkins

Siga o País de Gales - Japão no Flashscore