Mais

Râguebi: Três anos depois da falência, os Worcester Warriors estão de volta

O Worcester Warriors entrou em administração judicial em 2022
O Worcester Warriors entrou em administração judicial em 2022David Davies, PA Images / Alamy / Profimedia
O Worcester vai regressar ao râguebi profissional na próxima época, três anos depois de ter falido, anunciou esta quinta-feira a Rugby Football Union.

Os Warriors estão a ser autorizados a regressar ao segundo escalão do râguebi inglês, desde que paguem as dívidas deixadas pelos anteriores proprietários, em vez de serem obrigados a recomeçar a partir da base da pirâmide, como aconteceu anteriormente com clubes como o London Welsh e o Richmond.

O Worcester, as 12 equipas actuais do Championship e uma equipa promovida da National League One - desde que esse clube cumpra as normas mínimas de funcionamento - constituirão a nova liga de 14 clubes do segundo escalão - a divisão abaixo da Premiership de elite de Inglaterra.

O Warriors entrou em administração judicial em setembro de 2022, com dívidas de cerca de 25 milhões de euros. Foi um dos três clubes da Premiership a falir durante a época de 2022/23, juntamente com o Wasps e o London Irish. Mas agora têm um novo proprietário, Chris Holland e a Junction 6 Limited.

O clube de Midlands, Worcester, que anteriormente ajudou a desenvolver os actuais internacionais ingleses, como Fin Smith, Ollie Lawrence e Ted Hill, continuará a jogar no Estádio Sixways. O clube planeia aumentar a capacidade para 12 750 lugares e construir um novo hotel com 120 quartos no local.

"Somos sustentáveis e planeámos a resiliência desta situação durante algum tempo", disse Holland aos jornalistas em Sixways: "Foi um processo muito pormenorizado e exigente. Foram três meses de idas ao dentista, efetivamente. Durante todo o processo, os nossos planos de sustentabilidade e de negócio foram testados e re-testados."

O presidente da Tier 2, Simon Gilham, sublinhou os comentários de Holland, dizendo: "Submetemo-los a um processo muito rigoroso - que, por vezes, pode ter parecido injusto... Exigimos condições e não lhes permitimos qualquer margem de manobra".

O Doncaster Knights foi o único clube a cumprir os requisitos mínimos - que incluem estabilidade financeira e ter um estádio com capacidade para pelo menos 10.001 pessoas - mas está em sétimo lugar na tabela.

O Ealing Trailfinders, com 12 pontos de vantagem no topo da tabela, não cumpriu os requisitos.