Ranking de equipamentos da Semana: Kappa, Giroud e um erro de design

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ranking de equipamentos da Semana: Kappa, Giroud e um erro de design

Olivier Giroud com o equipamento de jogo do AC Milan
Olivier Giroud com o equipamento de jogo do AC MilanAC Milan
Nova semana, novo ranking de equipamentos da semana. O Flashscore traz-lhe a quarta edição dos melhores designs para a próxima época de 2023/24. Os cinco melhores equipamentos e um fracasso - com duas equipas italianas, um fornecedor italiano e um clube tradicional da Saxónia.

1) FC Veneza

Depois de ter sido despromovido da Serie A em 2021/22, o FC Veneza não conseguiu alcançar o tão desejado regresso à primeira divisão italiana na época passada, terminando em oitavo lugar. No entanto, o clube da cidade turística tem vindo a entusiasmar os adeptos há anos com os desenhos das suas camisolas, que foram desenvolvidos este ano em conjunto com o estúdio alemão Bureau Borsche.

FC Veneza: Camisola de casa
FC Veneza: Camisola de casaveneziafc.it

A gola dourada sobre o fundo preto da camisola da equipa da casa faz lembrar os perfis que Scarpa, um arquiteto veneziano, utilizava frequentemente para realçar as suas obras, mantendo uma simplicidade elegante de formas puras. O ouro foi também utilizado para os logótipos do clube e do fornecedor de equipamento Kappa, bem como para a inscrição.

Tal como a "Città di Venezia", todas elas se encontram no lado esquerdo da camisola. A "alma da ilha e do continente" reflete-se numa faixa verde-alaranjada colocada no centro da camisola.

A camisola deste ano, concebida para combinar simplicidade e elegância, também é difícil de superar em termos de beleza. A clássica camisola branca pretende também fazer lembrar as camisolas dos anos 90, enquanto as cores da equipa são expressas na faixa verde-alaranjada na parte inferior e na gola. Os pormenores dourados, característicos da Basílica de São Marcos, completam a camisola que vale a pena ver.

2) AC Milan

"Ciao" - vamos de novo para Itália, desta vez a cerca de meia hora de carro a noroeste, numa das capitais mundiais da moda. A camisola exterior do AC Milan da Puma faz jus a esta reputação.

O equipamento de jogo do AC Milan
O equipamento de jogo do AC Milanacmilan.com

Ficamos entusiasmados com as riscas verticais no preto e vermelho tradicionais do clube, bem como com o padrão em cinzento claro, que dá à camisola um toque retro. Os calções e as meias também vêm na cor branca do uniforme, é claro, com as meias apresentando outro anel preto e vermelho.

"1899 Reasons for White" é o que diz o canal de Twitter do clube sete vezes vencedor da Liga dos Campeões, em referência ao ano de fundação. Para nós, a camisola de visitante de grande sucesso já é razão suficiente.

Com o quarto lugar na tabela da Serie A na época passada, também podemos ver o AC Milan de branco na primeira divisão em 2023/24.

3) Dínamo de Dresden

A única camisola de um clube alemão esta semana vem do Dresden. O equipamento alternativo vermelho-vinho do Dínamo pretende ser "um símbolo brilhante" da tradição do clube, mas também apresenta características modernas com a gola, as mangas e os calções brancos.

O equipamento alternativo do Dínamo de Dresden
O equipamento alternativo do Dínamo de DresdenTwitter: @DynamoDresden

É inspirado na camisola dos fundadores, de 1953, quando o clube ganhou imediatamente o seu primeiro campeonato da RDA. O nosso polegar para cima para a capital da Saxónia.

4) FC Zurich

A nova camisola Nike do FC Zurich é apresentada como "tradicional e simples" no seu site oficial. E é exatamente isso que nos agrada no equipamento branco da equipa que na época passada ficou em oitavo lugar na Superliga Suíça.

Kit de casa do FC Zurique 2023/24
Kit de casa do FC Zurique 2023/24fcz.ch

A caraterística marcante da camisola são as riscas longitudinais centrais em azul nobre e dourado, que são interrompidas pelo logótipo do patrocinador e que também se encontram nas costas, por baixo do número da camisola.

Outra ferramenta com que os designers do Zurique jogam é a inscrição na parte de trás do pescoço, que se está a tornar cada vez mais comum no panorama das camisolas. "Nie Usenand Gah" é suposto personificar a "coesão e unidade" do clube. Nós gostamos!

5) AS Mónaco

A próxima camisola da Kappa entra na nossa lista: A nova camisola do AS Monaco apresenta-se no habitual vermelho e branco, com o corte típico de 55%, mas ainda apresenta detalhes modernos.

O equipamento de casa do AS Monaco
O equipamento de casa do AS MonacoTwitter: @AS_Monaco

Na metade vermelha, em particular, um padrão gráfico de quadrados, também dispostos num ângulo de 55°, enriquece a camisola e distingue-a do design habitual. Fiel ao lema: evolução, não revolução.

O Mónaco utiliza também um lettering na parte de trás da gola. Aqui está escrito "Daghe Munegu" (Vamos, Mónaco!). Outra vantagem: a camisola é feita de poliéster 100% reciclado, cumprindo assim os critérios de recuperação de materiais.

Flop: Chelsea

Depois de cinco equipamentos de grande sucesso, passamos ao próximo fracasso na Premier League: a nova camisola do Chelsea.

O equipamento desportivo do Chelsea FC 2023/24
O equipamento desportivo do Chelsea FC 2023/24Twitter: @ChelseaFC

Mesmo à primeira vista, a camisola da Nike parece mais uma camisola de treino. Totalmente em azul real - com mangas brancas e padrões brancos nas axilas e nos ombros, é suposto fazer-nos lembrar, ao estilo dos anos 90, com pormenores dourados cintilantes, a época 1997/1998, quando ganharam a Liga Europa (então Taça UEFA) há 25 anos. Não cumpriu!

Além disso, já nas primeiras exibições se verificou que a camisola tem uma falha na luz escura. Assim, o logótipo no peito deixa de ser visível em determinados ângulos. O Swoosh, que é suposto dar à camisola aquele toque especial, é quase invisível. Provavelmente, não haverá retificação.