Pedro Proença: "Foram 42 anos de história, marcantes para o futebol português. Foi o presidente com mais títulos da história do futebol mundial. Mas é bom não esquecer que o presidente Pinto da Costa presidiu também a LPFP, em 1995 e 1996, defendendo a autonomização do futebol profissional. Teve um papel preponderante, em primeira mão, do nascimento do Organismo Autónomo e da LPFP. Nós tivemos sempre uma relação muito estreita, em prol do futebol português. Nesta sua fase de doença, tivemos algumas conversas, ele era um grande apoiante da minha candidatura à presidência da FPF. O futebol português deve-lhe a honra por aquilo que prestou. Portanto, obviamente que é um momento de grande tristeza e o futebol português deve prestar-lhe essa vénia. Na minha década enquanto presidente da LPFP, ele foi sempre impulsionador desta nova renovação das competições profissionais. (Silêncio de Benfica e Sporting?) Não vou comentar, hoje é um momento de respeito pela família, a quem aproveito para deixar as minhas condolências. Morreu um homem marcante para o futebol português."
Joana Resende: "É um dia muito triste para todos os portistas e para o desporto mundial. Perdemos uma referência, não só do FC Porto, mas de todo o desporto. Enquanto portista, atleta e alguém que partilhou muitos momentos e conquistas com o senhor presidente, só posso deixar um muito obrigado por tudo o que fez. Foi muito especial proporcionar-lhe essa alegria (título de voleibol feminino). Um orgulho ter sido o último título dele nas modalidades. Era uma pessoa com atitude positiva e motivadora, sempre com as melhores palavras, contando histórias e recordando momentos com espírito positivo e boa disposição".
José Pedro Aguiar-Branco: "É o momento de se prestar homenagem a um grande homem da cidade e da região Norte, que deixa um legado notável e levou o FC Porto a uma projeção nacional e internacional. Igualar ou fazer melhor. Aquilo que Pinto da Costa quereria, como portista, era que alguém conseguisse fazer ainda mais pelo FC Porto".
Miguel Ribeiro: "Fica uma inteligência, uma astúcia, mas acima de tudo uma grande lição na capacidade de lutar sem qualquer reserva. Para ele, o FC Porto estava acima de tudo e de todos. A capacidade de puxar, sem reservas, pela sua instituição é algo que nós, portugueses, devemos ter como referência. Pinto da Costa foi uma referência para todos, uma figura ímpar no nosso futebol. É um dia de pesar, de respeito, de lembrar o que foi Pinto da Costa para o futebol português e para nós todos. Foi alguém próximo dos clubes, dos dirigentes, com quem tínhamos uma boa relação. É um dia de luto, mas também de realçar a personalidade que foi. Tínhamos uma boa relação pessoal e sabíamos à partida que seria sempre difícil, porque cada um defendia a sua casa. Era fácil pela lealdade e dignidade. Ele defendia o FC Porto como ninguém. É uma lição para nós todos, a capacidade para defender uma instituição como ele o fazia. Se todos tivermos essa força nas instituições ou clubes que dirigimos, fizermos a defesa dos nossos clubes como ele fez, vamos ter um sucesso."
Nuno Lobo: "Tínhamos programas e estratégias diferentes, mas isso nunca me impediu de venerar a figura de Pinto da Costa. Foi ele que me incutiu este amor ao FC Porto e que me deu tantas alegrias ao longo dos anos. Ele mudou tudo. Trouxe-nos um pentacampeonato, fez com que uma equipa portuguesa vencesse o Bayern Munique, em 1987, e colocou o FC Porto num patamar de excelência. Todos os títulos no nosso museu são o reflexo do seu trabalho. Talvez um dia as torne públicas. Poucas horas antes das eleições, desejei-lhe boa sorte e ele respondeu-me que, ganhasse quem ganhasse, íamos trabalhar juntos. Aprendi com ele tudo sobre esta paixão pelo FC Porto."
Luís Castro: "Estou presente para dar condolências à família e prestar uma última homenagem ao senhor presidente Pinto da Costa. Ao longo da sua vida dedicada ao FC Porto, mostrou uma visão apaixonada do que devia ser o clube e conseguiu elevá-lo a um patamar de grande prestígio nacional e mundial. Isso faz dele um presidente inesquecível na história do FC Porto. Sempre demonstrou uma ambição enorme, uma determinação inabalável e uma alegria contagiante em cada dia do seu mandato. Tinha uma atenção especial para com todos os colaboradores, estava atento aos pormenores e conseguia tirar o melhor de cada um de nós pela sua liderança e paixão pelo FC Porto. O clube confunde-se com Jorge Nuno Pinto da Costa. Foi um presidente determinante para o crescimento do FC Porto e para a conquista de inúmeros títulos. Todos os portistas, o FC Porto e a cidade devem estar orgulhosos do seu percurso. Para mim, foi um privilégio ter estado perto dele durante os 10 anos em que servi o clube."
Valentim Loureiro: "Neste fim de ano, mandei uma mensagem a Pinto da Costa a dizer: ‘Caro Jorge, parabéns por mais um aniversário. Que no próximo ano nos continuemos a felicitar. São os meus sinceros votos. Um forte abraço do amigo Valentim’. Conversávamos um com o outro, respeitávamo-nos. Ele foi um grande dirigente do FC Porto, eu fui presidente do Boavista, e sempre nos demos bem. Ele foi sempre meu apoiante, nunca me esqueci disso. Infelizmente, contrariamente ao que escrevi na mensagem, no próximo ano já não o poderei felicitar, nem ele a mim. Fez do FC Porto o melhor clube do país e o maior do mundo pelos títulos que conquistou. Tenho pena que tenha partido tão cedo."
Cristiano Ronaldo: "Os meus sentimentos à família e a toda a nação portista. Descanse em paz."

Marques Mendes: "Polémicas à parte, é impossível não reconhecer o seu forte legado". Nesse sentido, o candidato a Presidente da República destacou o facto de Jorge Nuno Pinto da Costa ter sido o “presidente mais titulado do mundo”, assim como o “líder de um clube que passou do nível regional para o plano global”. O antigo dirigente desportivo foi ainda uma “referência incontornável de uma cidade e uma região”, destacou Marques Mendes, acrescentando que ao longo seu lado, “goste-se ou não se goste, nunca faltou um acentuado sentido de humor.”
António Ramalho Eanes: “Creio que a morte de Pinto da Costa terá enlutado não só o Futebol Clube do Porto, mas, também, a cidade do Porto e, ainda, o futebol nacional e, de certo modo, o país. O FC Porto perdeu um líder que o promoveu de clube regional a clube nacional, dominante, respeitado, também, no futebol europeu e, mesmo, mundial. Perdeu a cidade do Porto um portuense insigne e dedicado, que lhe ofereceu, além do futebol de exceção, vitórias e mobilização popular, um leque alargado de outras modalidades desportivas, de qualidade e sucesso também. A cidade do Porto perdeu um líder ímpar, que contribuiu para tornar mais coesa e personalizada a sociedade civil portuense e mostrar que uma liderança de sucesso, sustentado, tem de ser capaz de descobrir e aproveitar oportunidades, com ambicioso propósito e estratégias inteligentes e adequadas. Pinto da Costa era um homem que tinha, também, a grande virtude de manter, com os amigos, uma fidelidade e sensibilidade exemplares."
Associação Nacional dos Agentes de Futebol (ANAF): “A ANAF manifesta sentido pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e envia as suas condolências à família e amigos, bem como a todos os adeptos do Futebol Clube do Porto. Pinto da Costa elevou o FC Porto e a sua cidade ao mais alto patamar de destaque mundial. O Presidente deixa um inquestionável legado de serviço ao desporto nacional e ao País."
Ricardo Quaresma: "Partiu o homem que fez do FC Porto um gigante. Jorge Nuno Pinto da Costa não foi apenas um presidente, foi uma lenda viva, um líder que mudou a história do futebol português e elevou o nome do FC Porto ao topo do mundo. Com ele, o clube tornou-se sinónimo de ambição, conquista e glória. Tive a honra de vestir esta camisola e sentir o peso da sua história, marcada pelo seu legado. A sua paixão, determinação e visão tornaram possível aquilo que muitos julgavam impossível. Todos os portistas e amantes do futebol sentem a sua partida, mas a sua memória será eterna. Obrigado por tudo, Presidente. Descanse em paz".
Domingos Gomes: "Dizia-me que eu estava em todos os sítios em que era preciso e que era aquela pessoa certa que tomava sempre a decisão certa à hora certa. Como pode imaginar, uma pessoa destas não é um gestor, mas sim um gerador de confiança para as pessoas. É uma perda muito grande e toda a gente se apercebe disso, mas o FC Porto não para e continua a ser grande. Apesar de ter agora uma nova equipa de gestão, as coisas funcionam da mesma maneira ou por outras vias, mas bem. Até as coisas que estão previstas são sempre trágicas. Ele deixou coisas fabulosas e difíceis de citar. Além das vitórias, houve factos fantásticos nesta relação. Entrei com o então diretor Pinto da Costa para o futebol em 1976 e ele ajudou-me a construir um departamento clínico. A partir de 1982, o FC Porto começou a ser o ponto de irradiação de uma nova medicina de futebol, ao modificar toda a estrutura, desde a rotina alimentar à recuperação dos atletas, sempre com o aval e a presença dele"
Fernando Santos: "Recebi a notícia da partida do meu Presidente e meu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa com profunda consternação. Foi sob o seu comando que tive a oportunidade de crescer como treinador e pessoa. A sua paixão e dedicação ao FC Porto serviram de inspiração para todos nós. A sua inteligência e carisma eram absolutamente marcantes. A sua visão e liderança deixam uma marca indelével no futebol português e mundial, e partircularmente na vida de todos que tiveram o privilégio de trabalhar consigo Neste momento de dor, envio as minhas sinceras condolências à família do Jorge Nuno e a toda a nação portista. A sua memória perdurará nos nossos corações e na história do futebol. Rezo para que descanse em paz. Obrigado, amigo para sempre"
Jorge Costa: "Eternamente na nossa história"

Gianni Infantino: "É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa"
Vítor Bruno: "É com imensa mágoa mas ao mesmo tempo com coração cheio que digo que foi um privilégio ter feito parte da vida ativa deste clube que o presidente dimensionou à escala mundial. O presidente foi e será sempre das pessoas mais importantes e uma inspiração para todos aqueles que amam, sentem e vivem o clube. Estar-lhe-ei para sempre grato. O presidente possibilitou-me construir memórias únicas vestido de azul e branco, das mais belas memórias que tenho na vida e que me deixam de lágrima caída quando as recordo. Foi o Presidente que me deu a possibilidade de vestir os meus filhos de azul e branco e de os dotar de um portismo sem igual, a possibilidade de concretizar um sonho que jamais pensei ser possível, ser campeão pelo Futebol Clube do Porto".
Cláudio Ramos: "Um dia muito triste para todos os portistas e para o futebol nacional".
Jorge Jesus: “Um abraço sentido e condolências à família. Obrigado e descanse em paz, eterno presidente."

Stephen Eustáquio: “Esteve presente num dos momentos mais difíceis da minha vida. Que descanse em paz. Obrigado Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa pelo que fez pelo FC Porto e por mim. As palavras nunca serão suficientes para expressar a minha gratidão."
Galeno: “Obrigado por tudo, senhor presidente. Serei eternamente grato por tudo o que fez por mim. A sua história ninguém apaga”.
Zé Pedro: "Parte um ídolo, um ídolo com um legado eterno, um baluarte do portismo. Alguém que cresci a admirar e que colocou o nosso Futebol Clube do Porto entre os clubes mais prestigiados do mundo. Alguém que dedicou uma vida, com o rigor, paixão, dedicação e ambição que tão bem o caracterizavam e caracterizam a alma do que é ser FC Porto".
Alex Telles: "Um dia triste para o futebol… Nosso eterno presidente. Quantas aprendizagens e momentos que passamos ao seu lado. Que você descanse agora e nós aqui lembraremos sempre dos seus feitos! Descanse em Paz Jorge Nuno Pinto da Costa. Obrigado por tudo”.
Óliver Torres: "Eterno. Obrigado, presidente".
Danilo Pereira: "Com grande tristeza, recebi a notícia do falecimento do presidente Pinto da Costa. Perdemos não só um grande líder, mas também uma referência para todos nós que passámos pelo clube. Fomos próximos e posso afirmar que o amor e a dedicação dele ao FC Porto eram únicos. O legado que deixa é enorme e ficará para sempre na história do Porto. Obrigado por tudo, presidente".
Académica: "A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto e figura incontornável da história do futebol português e internacional".
Gil Vicente: "O Gil Vicente FC lamenta profundamente a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente e atual presidente honorário do FC Porto, clube que liderou por 42 anos, tornando-se figura incontornável do futebol português e mundial. Além do seu extenso currículo dedicado ao associativismo desportivo, foi ainda presidente da Liga Portugal. Neste momento de perda, o Gil Vicente FC associa-se ao pesar de familiares e amigos, assim como ao FC Porto".
Belenenses: "O Belenenses expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto, figura incontornável do dirigismo desportivo nacional".
Toni Martínez: "Até sempre querido Presidente. Obrigado por tudo".
Moussa Marega: “Descanse em paz, grande presidente. Obrigado por tudo o que fez por mim. Minhas condolências à família, e coragem para todos os seguidores do FC Porto”.
Ana Rui Monteiro: "A quem me ensinou o que é ser do Futebol Clube do Porto e me permitiu jogar e honrar esta camisola. O meu obrigada, presidente”.
Eliaquim Mangala: “No dia 11 de agosto de 2011, fiquei diretamente impressionado com o amor e a paixão que você tinha pelo FC Porto. Não era apenas uma função, era a sua vida. Mostrou-nos o que significava esta camisola e porque devíamos honrá-la. Obrigado por ter confiado em mim. Obrigado por ter feito parte do meu percurso. O seu legado é eterno”.
Sérgio Oliveira: "Querido Presidente, não há palavras que façam justiça ao seu legado, à sua visão e à paixão inigualável que sempre demonstrou pelo FC Porto. Tive o privilégio de privar com um líder que transformou o clube naquilo que é hoje: uma referência de ambição, conquista e espírito vencedor. A sua dedicação e amor pelo FC Porto ficarão eternizados na história e nos corações de todos os portistas. Obrigado por tudo, Presidente. O seu legado será eterno”.
Joana Resende: "O Futebol Clube do Porto perde hoje a sua maior referência. Nós, portistas, perdemos um símbolo de amor e dedicação máxima ao clube. Nem nos meus maiores sonhos imaginei que iria conquistar tanta coisa a seu lado e partilhar tantos momentos consigo, dentro e fora de campo. Obrigada, por tudo! O seu legado permanecerá para sempre e viverá connosco em cada jogo e em cada conquista, com a raça e o querer que sempre nos incutiu. Todas as homenagens e agradecimentos serão insuficientes e a saudade será eterna".
Vítor Baía: "É com profundo pesar que nos despedimos de Jorge Nuno Pinto da Costa. Sob a sua presidência, o FC Porto alcançou o topo do futebol mundial, tornando-se uma referência de excelência e sucesso. Pinto da Costa não foi apenas um presidente; foi o arquiteto de uma era dourada, um líder carismático cujo impacto transcendeu fronteiras. A sua visão e capacidade de gestão colocaram o FC Porto no mapa mundial, e a sua ausência deixa um vazio imensurável. Que possamos honrar verdadeiramente o seu legado, retomando o caminho da excelência que ele tão brilhantemente traçou."
Éder Militão: "Você foi uma grande inspiração para todos nós. O respeito e admiração serão eternos. Descanse em Paz, presidente."
Francisco Conceição: "Sr. Presidente, obrigado por tudo. Estará para sempre no meu coração! Eterno!"

Fernanda Ribeiro: “Foi o meu presidente durante 20 anos, todo o tempo que estive no FC Porto. Esteve comigo nos bons e nos maus momentos. Esteve comigo na inauguração da minha academia. Foi uma pessoa muito importante para mim. Foi pena, depois, ter acabado lá o atletismo, mas pronto. É o que digo: esteve sempre comigo. Era um presidente muito brincalhão, nada a ver com a ideia de que as pessoas tinham, pelo menos para mim. Foi uma pessoa importante para o clube, fez muito pelas modalidades. Em suma, foi um grande presidente."
Casillas: “Uma triste notícia para todos os que amamos o FC Porto. Os meus sentidos pêsames à família do presidente Pinto da Costa."
Jorge Mendes: "Haverá sempre um antes e um depois de Pinto da Costa. Foram 42 anos de conquistas, que o elevaram a presidente mais titulado do mundo, por isso no FC Porto haverá sempre um antes e um depois de Pinto da Costa. O seu legado é único, jamais será apagado e perdurará para sempre. É um dia muito triste. Jorge Nuno Pinto da Costa marcou uma era no FC Porto, no futebol português e no futebol mundial. Alguém que dedicou a sua vida a uma causa, a do FC Porto, e que com a sua capacidade de liderança transformou o clube numa potência mundial."
Paulo Futre: "Meu querido Presidente, meu pai desportivo, ainda estou sem palavras. As minhas mais sentidas condolências à sua família. Descanse em paz."
Aurora Cunha: “Perdemos um líder, o norte perdeu um líder, um homem carismático, um homem que se defendia o Porto como ninguém, independentemente de gostarem dele ou não, e é um homem que vai fazer falta, vai fazer falta ao FC Porto. E já não é como o presidente, claro, porque já não é presidente, mas é um homem que vai ficar sempre na história do FC Porto, do desporto português e do futebol português. Pinto da Costa é uma imagem que nunca se vai poder apagar na história do Futebol Clube de Porto, porque o Futebol Clube de Porto tudo deve a Pinta Costa e Pinto da Costa tudo deve ao Futebol Clube de Porto. Sinto-me orgulhosa por, na verdade, ter tido como líder o Jorge Nuno Pinto da Costa. É uma pessoa que vamos recordar por toda a vida, porque é uma figura do Porto, é uma figura do Norte, um presidente como aquele dificilmente o desporto português vai ter."
Pepe: "Líder, amigo, nobre, indomável e leal. Até sempre, querido amigo. Até sempre, eterno Presidente"
Diogo Costa: “O FC Porto perdeu hoje a sua maior referência, e todos nós, portistas, perdemos um símbolo de dedicação, ambição e paixão pelo clube. Desde pequeno, sempre soube que vestir esta camisola significava muito mais do que jogar futebol. Significava representar uma história construída por um homem que fez do FC Porto um gigante. O seu legado viverá em cada jogo, em cada conquista e em cada portista que continuar a lutar por este clube. Os meus sentimentos à família e a todos os que sentem esta perda. Descanse em paz, Sr. Presidente"
Super Dragões: “Obrigado por tudo, presidente dos Presidentes. O seu legado é eterno”, pode ler-se numa publicação da claque na rede social Facebook.
José Mourinho: "'Mourinho voce foi o treinador que me deu mais alegrias'.As palavras sao suas PRESIDENTE. As minhas sao sinto uma honra tremenda de fazer parte da sua historia, e agradecerei sempre a sua confiança e a influencia que teve na minha carreira. Assim nos despedimos quando no verao passado nos encontramos na sua amada cidade. O sorriso do primeiro dia,a alegria da ultima vez que estivemos juntos. O PRESIDENTE, o meu PRESIDENTE."
Fernando Gomes: "Em nome da FPF, e em meu nome pessoal, expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 87 anos, de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto”, começou por escrever Fernando Gomes: "“Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo. Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia. O seu legado no clube é inestimável, a sua personalidade no panorama desportivo foi inimitável. Destaco também seu papel na profissionalização do futebol, tendo sido, em 1995, o terceiro presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Convivi vários anos com Pinto da Costa, partilhámos muitas alegrias, ambições e conquistas durante um trajeto que nos marcou profundamente e que transformou o FC Porto".
Real Madrid: “O Real Madrid, o seu presidente e direção lamentam profundamente a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto entre 1982 e 2024”, refere o clube espanhol em comunicado.
Jesualdo Ferreira: “Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também. Terei de o ter sempre comigo, na minha cabeça, e expressar a minha gratidão por alguém que me ajudou muito a ser melhor treinador”, reconheceu Jesualdo Ferreira, em declarações à agência Lusa: Marcou-me como pessoa, no plano pessoal Pinto da Costa era alguém que era uma companhia fantástica. Era um homem culto, tinha uma visão muito clara dos problemas (…), mas era acima de tudo muito humano. Tinha uma capacidade grande de escolher amigos e era amigo do seu amigo. Foi um presidente de corpo inteiro, completo. Conseguiu no FC Porto, o clube do seu coração, transformar um grande clube, que já era, num clube poderoso, a nível internacional"
Reinaldo Ventura: "É o presidente mais titulado, um homem que sempre fez tudo pelo clube. Colocou o FC Porto à frente de tudo e todos. Deixou um enorme legado que tanto orgulha os portistas", começou por dizer Reinaldo Ventura, em declarações à agência Lusa, recordando algumas conversas e memórias com o homem "que vivia o clube como ninguém
Deco: "Hoje, o futebol perdeu um dos seus grandes líderes, e eu perdi alguém que foi muito mais do que um presidente, mas, sim um Amigo. Jorge Nuno Pinto da Costa, o Maior e melhor Presidente da história do Futebol, acreditou em mim e abriu-me as portas do FC Porto.Sua paixão, visão, e entrega ao futebol, e ao FCP marcaram gerações, e seu legado será eterno. Obrigado por tudo, Presidente. Descanse em paz"
Boavista: “A Boavista FC, Futebol SAD, através do seu presidente Fary Faye, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa. À família, amigos e ao FC Porto, endereçamos as nossas mais sentidas condolências”.
Estrela da Amadora: “Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico ex-presidente do FC do Porto. Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube”.
Lourenço Pinto: “Era um lutador, fez tudo em nome do clube, por vezes com sacrifício da sua vida e da sua própria pessoa. Mas, conseguiu para o Porto, para o país e para o norte, aquilo que era o que mais desejava, as vitórias do seu clube do coração”, disse Lourenço Pinto em declarações à agência Lusa.
Beto Pimparel: “É uma figura que será eterna no universo do FC Porto, mas também do futebol português, a nível internacional. Liga dos Campeões, Liga Europa, campeão do mundo de clubes... quando o presidente pegou num clube de bairro e o transformou num clube mundial. Há pouco mais a dizer”, declarou, à Lusa, o antigo guarda-redes: “Mais do que isso, o maior legado que deixa são as lembranças a todos os que trabalharam com ele. (...) Posso quase garantidamente falar por quase todos é difícil encontrar algum que não tenha gostado de trabalhar com Pinto da Costa. Ele protegia os seus jogadores. Olhava muito para a parte pessoal dos jogadores, da família, a preocupação diária com o atleta, a família. Quer queiramos quer não, tudo isso conduz a que o jogador tenha respeito e carinho muito grande não só pelo presidente, como pela pessoa em si"
Farense: “O Sporting Clube Farense manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto. Figura incontornável do desporto português, Pinto da Costa dedicou mais de quatro décadas ao FC Porto. Neste momento de luto, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos. Descanse em paz”.
Pedro Nuno Santos: “Lamento profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país, e que liderou o FC Porto, o meu clube, durante 42 anos”, pode ler-se nas redes sociais do líder socialista.
SC Braga: “O SC Braga manifesta públicas condolências pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto e figura incontornável da história do dirigismo português e mundial. O SC Braga associa-se ao pesar de familiares e amigos, mas também do FC Porto, do futebol e do desporto em geral”.
Portimonense: "Reconhecido como o presidente mais titulado da história, Pinto da Costa deixou um legado imortal, com uma trajetória repleta de feitos inigualáveis que ficarão para sempre gravados na história do futebol. Neste momento de imensa dor, a Portimonense Futebol SAD endereça as suas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos os que partilharam do seu percurso e da sua visão apaixonada pelo futebol".
Leixões: “A Leixões SC - Futebol, SAD vem, por este meio, manifestar o profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico Presidente do FC Porto. À família e amigos de Pinto da Costa, bem como ao FC Porto, endereçamos as nossas sentidas condolências”.
José Peseiro: "Deixo as minhas mais sinceras condolências à família e amigos pelo falecimento do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Figura incontornável e marcante do desporto português e mundial, Presidente com mais títulos da história a nível mundial, e com quem tive o privilégio de privar e trabalhar"
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.