Mais

Real Madrid no Mundial de Clubes: Datas, jogos, plantel, estatísticas, onde ver e mais

Kylian Mbappé e Vinicius Junior serão os principais jogadores do Real Madrid
Kylian Mbappé e Vinicius Junior serão os principais jogadores do Real MadridČTK / AP / Manu Fernandez

O Real Madrid prepara-se para participar no Mundial de Clubes, que terá lugar nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Abaixo, oferecemos-lhe toda a informação sobre as datas, jogos, plantel, estatísticas e onde ver os jogos do Real Madrid neste torneio.

O Real Madrid no Mundial de Clubes

O Real Madrid, o clube mais bem sucedido da história do futebol europeu, vai estar presente no novo Mundial de Clubes da FIFA. A outra vaga espanhola (uma vez que só há duas equipas por país) foi disputada entre o Atlético Madrid e o Barcelona. Ambos terminaram a Liga dos Campeões do ano passado nos quartos de final, mas o Atlético, com seis pontos de vantagem no ranking da UEFA, é a segunda equipa espanhola a qualificar-se para o torneio.

Preparámos uma análise completa do papel do Real Madrid no Mundial de Clubes, com detalhes sobre o calendário, o plantel, o historial na competição e os principais jogadores que podem levar os Merengues a mais um triunfo internacional. Analisamos também os principais favoritos e as suas hipóteses de vitória, bem como os adversários do Real Madrid na fase de grupos. Para além disso, saiba onde ver na televisão os 63 jogos previstos para a competição.

O torneio arranca a 14 de junho de 2025, com a final agendada para 13 de julho de 2025, no MetLife Stadium, em Nova Jérsia.

Calendário, jogos e adversários do Real Madrid

Adversários do Real Madrid na fase de grupos

O Real Madrid foi sorteado no Grupo H, juntamente com o Al Hilal, Pachuca e Red Bull Salzburgo.

Al Hilal (Arábia Saudita): A equipa mais bem sucedida da Ásia e atual campeã da Liga da Arábia Saudita. Tem jogadores de destaque como Bono, Cancelo, Milinkovic-Savic e Mitrovic. Foi o adversário do Real Madrid na anterior final do Mundial de Clubes. É treinado pelo português Jorge Jesus e conta ainda com Rúben Neves.

Pachuca (México): Atual campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 2024. Uma das equipas mais poderosas financeiramente do México e conta com jogadores como Idrissi, ex-Sevilha, o veterano Salomon Rondon e o argentino Gustavo Cabral, ex-Celta de Vigo.

Red Bull Salzburgo (Áustria): Apesar de não ter sido campeão austríaco na época passada, é conhecido pelo seu projeto de desenvolvimento de jovens talentos. Recentemente, vendeu jogadores importantes, como Pavlovic e Sucic, e trouxe Clark, do Liverpool. No ataque, destacam-se o israelita Gloukh, o avançado Konaté e o médio Kjaergard.

Jogos da Fase de Grupos: 

Real Madrid - Al Hilal

Data: Quarta-feira, 18 de junho de 2025

Hora: 20:00 

Estádio: Hard Rock Stadium, Miami

Real Madrid - Pachuca

Data: Domingo, 22 de junho de 2025

Hora: 20:00

Estádio: Estádio Bank of America, Charlotte

Red Bull Salzburgo - Real Madrid

Data: Sexta-feira, 27 de junho de 2025

Hora: 02:00

Estádio: Lincoln Financial Field, Filadélfia

Possíveis jogos do Real Madrid na fase a eliminar

Existe uma forte probabilidade de o Real Madrid passar a fase de grupos e terminar nos dois primeiros lugares do Grupo H. Se assim for, as datas da fase a eliminar do Mundial de Clubes serão as que se seguem.

Segunda-feira, 30 de junho

1º G vs. 2º H, 19:00, Estádio Camping World, Orlando

Terça-feira, 1 de julho

1ºH vs. 2ºG, 13:00, Estádio Hard Rock, Miami

Por outras palavras, se o Real Madrid terminar a fase de grupos em primeiro lugar, defrontará o segundo classificado do Grupo G. Se terminar em segundo lugar, defrontará o primeiro classificado (também do Grupo G). Um grupo composto pelo Manchester City, Wydad Casablanca, Al-Ain e Juventus.

Uma vez terminados os oitavos de final, os confrontos dos quartos de final e das meias-finais podem ser consultados nesta tabela elaborada pela FIFA.

Tabela final do Mundial de Clubes
Tabela final do Mundial de ClubesFIFA.com

Cobertura televisiva: Onde assistir aos jogos do Real Madrid?

Como já disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, "já temos os 63 jogos que todos os adeptos de futebol devem anotar na sua agenda, quer vivam nos Estados Unidos, quer se desloquem dos seus países aos diferentes recintos para acompanhar a sua equipa ou decidam seguir o torneio a partir de casa através do DAZN e do FIFA+".

Assim, todos os jogos estarão disponíveis gratuitamente na DAZN e no FIFA+. Em Portugal, alguns jogos serão ainda transmitidos pela RTP.

Equipa esperada: Lista de convocados do Real Madrid

Esta é a possível equipa do Real Madrid para o Mundial de Clubes. De notar que todos os jogadores que foram chamados à equipa principal em algum momento desta época estão mencionados.

Guarda-redes: Thibaut Courtois, Andrii Lunin, Fran González e Sergio Mestre.

Defesas: Dani Carvajal, Éder Militão, David Alaba, Lucas Vázquez, Jesús Vallejo, Fran García, Antonio Rüdiger, Ferland Mendy, Youssef Lekhedim, Jacobo Ramón, Raúl Asencio, David Jiménez, Lorenzo Aguado, Diego Aguado e Mario Rivas.

Médios: Jude Bellingham, Eduardo Camavinga, Federico Valverde, Luka Modric, Aurélien Tchouaméni, Arda Güler, Dani Ceballos, Brahim Díaz, Chema Andrés e Hugo de Llanos.

Avançados: Vinícius Júnior, Kylian Mbappé, Rodrygo, Endrick, Gonzalo García, Daniel Yáñez, Víctor Muñoz e Pol Fortuny.

Jogadores a ter em conta

Vinícius Júnior: Com uma carreira excecional no Real Madrid, Vinícius Júnior continua a ser um dos jogadores mais empolgantes do futebol mundial. O brasileiro consolidou o seu lugar como um jogador-chave na linha avançada dos Merengues, contribuindo com golos e assistências na época 2024/25 e demonstrando a sua capacidade de fazer a diferença em jogos importantes. Ao longo dos seus sete anos no Real Madrid, foi fundamental para manter a equipa na luta pelos títulos e, evidentemente, para os conquistar: aos 24 anos, ganhou 14 títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões e três campeonatos.

Kylian Mbappé: Após vários anos de perseguição, o Real Madrid conseguiu, na janela de transferências do verão de 2024, assegurar os serviços de um dos jogadores mais procurados e seguidos no mundo do futebol. Kylian Mbappé chegou melhor do que nunca, já que no seu primeiro jogo oficial com a camisola do Real marcou um golo contra a Atalanta na Supertaça Europeia. Depois de uns primeiros meses difíceis e, como diziam a imprensa e os adeptos madridistas, de um período de adaptação, o francês conseguiu integrar-se na equipa e, em meados de março, tinha marcado 29 golos em 46 jogos. Nada mau para a sua primeira época num dos clubes mais exigentes da Europa, se não mesmo o mais exigente.

Jude Bellingham: Na sua primeira época no Real Madrid, o inglês foi um dos melhores marcadores da temporada 2023/24. É verdade que os seus números de golos sofreram uma quebra significativa, também devido à sua posição. Mesmo assim, o jogador nascido em Stourbridge tem uns notáveis 34 golos e 24 assistências em 79 jogos.

Todos eles, bem como outros como Rodrygo ou Federico Valverde, essenciais na equipa, ou Raúl Asencio, uma promessa de La Fábrica tornada realidade, serão fundamentais para que a equipa liderada por Carlo Ancelotti possa erguer o seu primeiro Mundial de Clubes no novo formato FIFA.

Probabilidades de vitória

O Real Madrid é o grande favorito ao título do Mundial de Clubes Outros grandes favoritos são Manchester City, Bayern de Munique, Chelsea, Inter de Milão (11,00) e Paris Saint-Germain.

Como é que o Real Madrid se apurou?

Os Blancos qualificaram-se como campeões da Liga dos Campeões de 2022. Recorde-se que o sistema de qualificação dos clubes europeus consistia em 12 lugares com quatro campeões e oito lugares pelo ranking da UEFA. Com Chelsea, Real Madrid e Manchester City confirmados como os últimos campeões da Liga dos Campeões, os que conseguiram a sua presença através do ranking da UEFA foram Bayern de Munique, RB Salzburgo, PSG, Inter de Milão, FC Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid e Juventus.

Por fim, o Real Madrid garantiu automaticamente o seu lugar ao conquistar o título mais prestigiado do futebol de clubes em 2022. No entanto, o clube presidido por Florentino Pérez também teria podido qualificar-se através do título de 2024.

Equipamento do Real Madrid para o Mundial de Clubes

O Real Madrid ainda não apresentou um equipamento específico para o Mundial de Clubes deste ano nos Estados Unidos, mas não devemos excluir a possibilidade de ver algo novo numa data posterior. Dado o prestígio que envolve o evento deste ano (e, claro, a imensa oportunidade financeira que oferece), é provável que uma elevada percentagem dos clubes participantes lance um equipamento específico para a ocasião.

História, estatísticas e destaques do Real Madrid no Mundial de Clubes

Para compreender a história do Real Madrid no Mundial de Clubes, é necessário contextualizar a história da competição e a sua relação com a Taça Intercontinental. No final do século XX, a Taça Intercontinental opunha os campeões da América do Sul e da Europa, ou seja, os vencedores da Taça Libertadores e da Liga dos Campeões. Mais tarde, a FIFA quis incluir a Ásia, a África, a Oceânia e a CONCACAF. Foi então que criou o Mundial de Clubes, que substituiu o Intercontinental em 2004.

Quantas vezes é que o Real Madrid ganhou o Mundial de Clubes?

No total, o Real Madrid tem quatro Taças Intercontinentais (24/25, 2002, 1998 e 1960) e cinco Mundiais de Clubes (22/23, 18/19, 17/18, 16/17 e 14/15). Esta última edição da Taça Intercontinental foi o regresso da competição, que foi disputada com o conhecimento da mudança de formato do Mundial de Clubes, que passará a ser disputado de quatro em quatro anos. Assim, a Taça Intercontinental será disputada todos os anos e o Mundial de Clubes da FIFA de quatro em quatro anos.

O Real Madrid é o clube com mais títulos tanto no Mundial de Clubes como na Taça Intercontinental, tendo conquistado o troféu num total de nove edições entre as duas competições.

Apenas em duas ocasiões não conseguiu conquistar o troféu. A primeira foi em 1966, quando perdeu a final da Taça Intercontinental com o Peñarol, num jogo a duas mãos (2-0 e 0-2). A segunda vez foi em 2000, quando ainda decorria a Taça Intercontinental e a equipa espanhola perdeu por 2-1 com o Boca Juniors, graças a dois golos de Martín Palermo.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver