Mais

Ribeiro e Baptista de prata na Taça do Mundo em Szeged, Fernandes e Penetra de bronze

João Ribeiro e Messias Baptista
João Ribeiro e Messias Baptista Federação Portuguesa de Canoagem

João Ribeiro e Messias Baptista arrebataram a medalha de prata em K2 500 metros da Taça do Mundo de canoagem de velocidade em Szeged, na Hungria, depois de Beatriz Fernandes e Inês Penetra terem conquistado o bronze em C2 200.

Antes, já Fernando Pimenta e Teresa Portela tinham subido ao pódio, para receberem as medalhas de prata da competição de K2 500 metros misto, após terminarem hoje a final em 01.34,62 minutos, a oito centésimos dos suecos Martin Nathell e Melina Andersson.

No K2 500 masculino, os campeões do mundo João Ribeiro e Messias Baptista, depois do terceiro melhor tempo na semifinal, terminaram a final no segundo lugar, assegurando a prata, ao cumprirem a regata em 01.27,09 minutos, a meio segundo dos vencedores, os australianos Jean van der Westhuyzen e Thomas Green.

Beatriz Fernandes e Inês Penetra foram as outras lusas protagonistas da manhã, com o terceiro lugar em C2 200, em 43,70 segundos, a 01,07 das espanholas Antia Jacvome e Maria Corbera, que venceram a prova, e atrás das moldavas Daniela Cociu e Maria Olarasu (43,66).

Também esta manhã, Maria Rei acabou a final B de K1 1.000 no oitavo lugar, o que equivale à 17.ª posição final, e Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha no segundo lugar da final C de K2 500, correspondendo ao 18.º lugar.

Na vertente paralímpica, Norberto Mourão foi quarto em VL2 200 metros e Alex Santos oitavo em KL1 200, depois de ter sido o mais rápido na semifinal.

A jornada de hoje em Szeged 'rendeu' ainda várias meias-finais na manhã de domingo, desde logo para Pimenta, que venceu a sua eliminatória em K1 1.000 metros, à semelhança de Messias Baptista, nos 200 metros.

Ambos estão nas meias-finais da distância, e Baptista terá a companhia de Iago Bebiano, quinto na segunda 'heat', com Pimenta acompanhado de João Ribeiro, segundo na terceira eliminatória.

No setor feminino, Beatriz Fernandes vai às 'meias' de C1 200 metros, após registar o sétimo melhor tempo na primeira 'heat', com Inês Penetra a ficar pelo caminho nesta distância, com o oitavo posto na segunda. Teresa Portela está na semifinal de K1 500 metros.

No domingo, Fernando Pimenta e João Ribeiro disputam, a partir das 15:50 locais (14:50), a final direta de K1 5.000 metros, distância em que Pimenta é vice-campeão do mundo.