Pela frente irá ter o aflito Paços de Ferreira que ainda não venceu qualquer jogo no campeonato e que luta desesperadamente pela manutenção. Assim, o que pode ser encarado como um jogo fácil tem potencial para se tornar num perigoso dissabor, já que os castores pareceram ter encontrado novo rumo na jornada anterior.
O regresso de César Peixoto ao banco do Paços de Ferreira foi visto como uma situação caricata. O treinador tinha sido despedido a meio de outubro mas, depois do ciclo de derrotas de José Mota, voltou para o lugar que era seu e trouxe consigo algo diferente da derrota, empatando na receção ao Chaves.
O golo de Uilton Silva, aos 75 minutos do jogo contra os flavienses, trouxe o terceiro ponto da liga para a equipa pacense e pode ser o tónico para agora, na visita a Vila do Conde, alcançar uma estreia em 2022/2023: a tão ambicionada vitória.
Jogadores a observar: O avançado goleador do Rio Ave, Abdul-Aziz Yakubu, vai com oito golos apontados na temporada e três deles nos últimos três jogos. Do lado pacense estará um defesa com qualidade e experiência para o travar: Antunes. O internacional português tem um golo e duas assistências nesta época e pode aproveitar o momento para brilhar e dar os três pontos a César Peixoto.
Estatística: Uilton Silva, autor do empate na última jornada, foi quem apontou o golo do Paços de Ferreira na última visita a Vila do Conde (1-1 em 2020/2021).
