Introduzido pela primeira vez na Alemanha pelos futebolistas Mats Hummels e Lukas Podolski, em conjunto com o empresário Felix Starck, o formato de seis jogadores está a tornar-se global em 2025 com uma série de estrelas ligadas ao projeto.
O ponto de venda único da Baller League será o envolvimento de influencers com um enorme alcance. KSI, que tem 24,8 milhões de subscritores no YouTube, será o presidente do torneio do Reino Unido. O streamer IShowSpeed, que tem mais de 60 milhões de seguidores em várias plataformas, foi nomeado presidente da competição nos EUA na terça-feira.
Miniminter e Tobi, ambos do grupo Sidemen do YouTube, além do streamer AngryGinge, vão tentar a sorte na gestão do evento britânico.
O antigo ícone do Brasil e do Barcelona, Ronaldinho, vencedor do Mundial-2002, também faz parte do torneio americano.
Os ex-capitães ingleses Lineker e John Terry, bem como o antigo avançado do Barcelona e do Real Madrid Luis Figo, foram escolhidos como treinadores de equipas no Reino Unido.
Micah Richards, Alan Shearer, Freddie Ljungberg, Jens Lehmann e Robert Pires também foram contratados como treinadores.
A Baller League UK decorrerá de 3 de março a 19 de maio do próximo ano, com jogos todas as segundas-feiras em campos cobertos e 12 equipas em competição.
Os testes de seleção de jogadores para o evento terão lugar em Londres e Manchester. Antigos profissionais, jogadores de futsal, jogadores livres e jogadores da formação estão entre os elegíveis para participar.
Cada jogo será transmitido em direto, com o YouTuber Chunkz a apresentar um programa semanal.
"O desporto já não é tão fácil como dizer 'olha, estamos aqui agora, vem ver-nos'", disse Starck à BBC.
"Já não é assim que o desporto funciona. O desporto precisa de ser emocionante e autêntico. Estas são as duas palavras que usamos sempre na Baller League".