Mais

Rudi Garcia, novo selecionador da Bélgica, acredita que Courtois vai regressar à seleção

Garcia durante a sua conferência de imprensa na Bélgica
Garcia durante a sua conferência de imprensa na BélgicaREUTERS / Johanna Geron
O novo selecionador da Bélgica, Rudi Garcia, acredita que os sinais são positivos para um regresso à seleção nacional do guarda-redes Thibaut Courtois (32 anos), que não joga pela equipa desde junho de 2023, na sequência de um diferendo com o antigo treinador Domenico Tedesco.

Courtois não estava disponível depois de ter sido preterido por Tedesco para o cargo de capitão, mas a demissão deste último no início deste mês abriu a porta a um regresso do jogador de 32 anos.

"Thibaut Courtois é um dos melhores jogadores da Bélgica", disse Garcia aos jornalistas na sexta-feira. "Ainda temos bons guarda-redes, mas Thibaut é o melhor guarda-redes do mundo, na minha opinião. Seria bom poder contar com ele. Os sinais são positivos".

O experiente avançado Romelu Lukaku e o médio Kevin De Bruyne optaram por não participar nos jogos da Liga das Nações no final de 2024, e Rudi Garcia está ansioso por avaliar os seus sentimentos em relação à seleção.

"Vou certamente viajar para Madrid, Manchester e Nápoles para falar com os jogadores que podem fazer de nós um país de topo", afirmou. "Sempre acreditei que os maiores jogadores são os mais fáceis de se trabalhar. É possível ser transparente e honesto com eles".

"Eles já passaram por muita coisa, então pode ser interessante discutir com eles. É importante para o equilíbrio deste grupo - com muito talento - ter também os jogadores estabelecidos envolvidos".

Rudi Garcia disse que vai contar com o antigo internacional Eden Hazard para conhecer o plantel, mas que este não terá um papel formal na equipa técnica.

"Falo muito com Eden Hazard. Ele também vai fazer parte da aventura para o Mundial (2026). Vai ajudar-nos um pouco", disse.

"Ele pode ser importante porque fez parte da equipa. Pode ser interessante ter um dos melhores jogadores belgas de todos os tempos atrás de mim".

A Bélgica vai defrontar a Ucrânia em março, num jogo de promoção/despromoção a duas mãos, para manter o seu lugar no escalão superior da Liga das Nações A, antes de defrontar a Macedónia do Norte, o País de Gales, o Liechtenstein e o Cazaquistão na qualificação para o Mundial.

"Estou muito motivado. Precisamos de voltar a ter resultados em alta. Sinto que este é um ambiente com muita positividade. Somos ambiciosos e queremos ganhar todos os jogos", concluiu Rudi Garcia.