Mais

Râguebi: Austrália marca um ensaio tardio para vencer Fiji (21-18)

No final, a Austrália se mostrou imbatível
No final, a Austrália se mostrou imbatívelPATRICK T. FALLON / AFP
A Austrália perdeu o abertura titular Noah Lolesio devido a uma concussão, mas conseguiu recuperar com um ensaio tardio para vencer Fiji por 21-18 no seu único jogo de preparação para os duelos contra os British & Irish Lions no domingo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O capitão Harry Wilson cruzou a um minuto do fim para o ensaio que deu à Austrália uma medida de vingança pela sua derrota para Fiji no Mundial-2023.

"Obviamente, estou entusiasmado por conseguir a vitória no nosso primeiro teste do ano. Foi uma partida muito difícil, Fiji é uma equipa de qualidade", disse o número oito Wilson: "Mal podemos esperar pelo que está por vir nas próximas semanas."

Fiji marcou ensaios com o estreante Salesi Rayasi e Lekima Tagitagivalu em ambos os lados do intervalo e teve oito pontos do pé do abertura Caleb Muntz, mas ficou aquém da primeira vitória sobre os Wallabies na Austrália desde 1954.

"Estou muito orgulhoso dos meus irmãos, juntámo-nos numa semana e preparámo-nos para nos apresentarmos hoje", disse o capitão das Fiji, Tevita Ikanivere: "Sei que é uma derrota dececionante, perder no último minuto, mas agradeço a eles por terem dado tudo de si hoje."

Os Wallabies dominaram o território na primeira parte e procuraram levar a bola para as alas sempre que podiam, com Max Jorgensen a impressionar na ponta esquerda. O primeiro ensaio surgiu de uma jogada mais prosaica, aos nove minutos, com o talonador Dave Porecki a ultrapassar a linha na sequência de um maul rolante.

O ponta-direita Harry Potter cruzou no canto aos 16 minutos a partir de uma jogada de linha atrasada, mas o ensaio foi anulado por um passe para a frente. Os fijianos não entraram nos 22 metros da Austrália até aos 27 minutos, mas os erros dos Wallabies e a sua própria defesa física mantiveram a equipa da casa fora até dois minutos antes do intervalo.

Mãos rápidas ao longo da linha atrasada mandaram o asa Fraser McReight para um ensaio que, com a segunda conversão de Noah Lolesio, deu aos Wallabies uma vantagem de 14-0 que teriam ficado felizes em levar para o intervalo. No entanto, uma tentativa de envolver o centro Joseph Suaalii com uma bola alta no meio-campo pouco antes do intervalo não deu certo, e os fijianos apanharam a bola e correram até ao outro lado para o defesa Rayasi marcar no canto.

Os Wallabies continuaram com as tentativas de dar largura ao ataque após o intervalo, e Jorgensen teve um ensaio anulado aos 49 minutos por outro passe para a frente do defesa Tom Wright.  O abertura de Fiji Caleb Muntz chutou uma penalidade para reduzir a desvantagem para 14-8 aos 51 minutos, e os visitantes assumiram a liderança quatro minutos depois, quando o ponta Wainiqolo irrompeu pelo meio-campo antes de encontrar o asa Tagitagivalu no apoio.

Os fijianos, agora em grande, voltaram a marcar através de Sireli Maqala à passagem da hora de jogo, mas o árbitro também anulou o ensaio por causa de um pé fora.

A alegria dos australianos na assistência de 28.132 pessoas durou pouco, porém, quando as atenções se voltaram para Lolesio, que recebia assistência no outro lado do campo após bater com a cabeça no relvado num tackle de Elia Canakaivata.

Fiji continuou a incomodar os Wallabies com seus grandes corredores de bola, mas a Austrália avançou novamente no campo enquanto os últimos minutos passavam.

Com quatro pontos de desvantagem, os australianos optaram por chutar para a lateral com uma penalidade tardia e mantiveram a posse entre os avançados quando o maul parou, com Wilson avançando por baixo das traves para garantir o ensaio da vitória.