Mais

Râguebi: Geórgia luta pela relevância numa rara visita da Irlanda a Tbilisi

Sam Prendergast marcou pelo menos 12 pontos em cada um dos seus últimos três jogos internacionais
Sam Prendergast marcou pelo menos 12 pontos em cada um dos seus últimos três jogos internacionaisDavid Rogers / Getty Images via AFP
Agora acima do País de Gales no ranking da World Rugby, a Geórgia, 11.ª classificada, enfrenta a Irlanda, terceira classificada, em Tbilisi, este sábado.

A Geórgia conquistou o seu 17.º título do Campeonato da Europa de Râguebi deste século em março e chega a este jogo depois de ter vencido os seis jogos que disputou desde finais de novembro de 2024. Mas a Geórgia será um grande outsider quando receber a Irlanda pela primeira vez neste fim de semana, já que as vitórias foram contra nações de segundo escalão: Espanha (x2), Romênia, Países Baixos, Suíça e Tonga.

Com os três jogos anteriores perdidos contra a Itália, o segundo XV da Nova Zelândia e a Austrália, este parece ser um teste duro para a equipa de Richard Cockerill.

A Irlanda entrará em campo pela primeira vez desde que não conseguiu manter o Campeonato das Seis Nações na primavera e terminou fora dos dois primeiros lugares pela primeira vez desde 2021. A Irlanda foi treinada por Simon Easterby durante o Campeonato das Seis Nações de 2025 e, com Andy Farrell a liderar os Lions na Austrália, será Paul O'Connell a assumir o cargo de treinador interino nesta digressão de verão pela Geórgia e Portugal.

Tendo de lidar com o facto de 16 jogadores estarem ausentes na digressão dos Lions, O'Connell estreou Tommy O'Brien na ponta e Darragh Murray na segunda linha. Há mais quatro jogadores ainda não internacionalizados no banco de suplentes e Craig Casey será o capitão da equipa na posição de scrum-half.

Histórico do frente a frente

Este é o sexto frente a frente entre as equipas e a Irlanda venceu os cinco encontros anteriores nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de Râguebi (RWC) em 1998 e 2002, no RWC de 2007, na Guinness Series de 2014 e num jogo da Taça das Nações de outono em novembro de 2020.

Estatísticas e marcas

Desde que derrotou a Itália e o País de Gales em 2022, a Geórgia perdeu todos os seus cinco jogos contra nações de râguebi de nível 1.

A Geórgia marcou entre 40 e 110 pontos nos seus cinco jogos em 2025.

A Irlanda concedeu pelo menos 13 pontos em cada um dos seus últimos 13 jogos (W9, L4).

A Irlanda não conseguiu marcar mais de 28 pontos em 11 dos seus últimos 13 jogos.

Principais jogadores a observar e ausências

O hooker Vano Karkadze marcou três ensaios no último jogo da Geórgia, em que conquistou o Campeonato Internacional de Râguebi da Europa, ao vencer a Espanha por 46-28. Sam Prendergast foi escolhido para substituir Jack Crowley na posição de abertura dos visitantes e pontuou entre 12 e 17 pontos em cada uma das suas últimas três participações pela Irlanda.

A Geórgia não tem ausências notáveis, ao passo que a Irlanda não só não conta com os seus jogadores dos Lions, como também com o capitão Caelan Doris e o centro Robbie Henshaw, ambos lesionados.

Análise das apostas

A Irlanda venceu os seus três jogos fora de casa durante o SNC 2025, mas por margens de apenas cinco, nove e 14 pontos. Por isso, com a ausência de jogadores dos Lions, apostar na Geórgia para cobrir a sua desvantagem de +14,5 parece uma seleção atrativa.