A Geórgia conquistou o seu 17.º título do Campeonato da Europa de Râguebi deste século em março e chega a este jogo depois de ter vencido os seis jogos que disputou desde finais de novembro de 2024. Mas a Geórgia será um grande outsider quando receber a Irlanda pela primeira vez neste fim de semana, já que as vitórias foram contra nações de segundo escalão: Espanha (x2), Romênia, Países Baixos, Suíça e Tonga.
Com os três jogos anteriores perdidos contra a Itália, o segundo XV da Nova Zelândia e a Austrália, este parece ser um teste duro para a equipa de Richard Cockerill.
A Irlanda entrará em campo pela primeira vez desde que não conseguiu manter o Campeonato das Seis Nações na primavera e terminou fora dos dois primeiros lugares pela primeira vez desde 2021. A Irlanda foi treinada por Simon Easterby durante o Campeonato das Seis Nações de 2025 e, com Andy Farrell a liderar os Lions na Austrália, será Paul O'Connell a assumir o cargo de treinador interino nesta digressão de verão pela Geórgia e Portugal.
Tendo de lidar com o facto de 16 jogadores estarem ausentes na digressão dos Lions, O'Connell estreou Tommy O'Brien na ponta e Darragh Murray na segunda linha. Há mais quatro jogadores ainda não internacionalizados no banco de suplentes e Craig Casey será o capitão da equipa na posição de scrum-half.
Histórico do frente a frente
Este é o sexto frente a frente entre as equipas e a Irlanda venceu os cinco encontros anteriores nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de Râguebi (RWC) em 1998 e 2002, no RWC de 2007, na Guinness Series de 2014 e num jogo da Taça das Nações de outono em novembro de 2020.
Estatísticas e marcas
Desde que derrotou a Itália e o País de Gales em 2022, a Geórgia perdeu todos os seus cinco jogos contra nações de râguebi de nível 1.
A Geórgia marcou entre 40 e 110 pontos nos seus cinco jogos em 2025.
A Irlanda concedeu pelo menos 13 pontos em cada um dos seus últimos 13 jogos (W9, L4).
A Irlanda não conseguiu marcar mais de 28 pontos em 11 dos seus últimos 13 jogos.
Principais jogadores a observar e ausências
O hooker Vano Karkadze marcou três ensaios no último jogo da Geórgia, em que conquistou o Campeonato Internacional de Râguebi da Europa, ao vencer a Espanha por 46-28. Sam Prendergast foi escolhido para substituir Jack Crowley na posição de abertura dos visitantes e pontuou entre 12 e 17 pontos em cada uma das suas últimas três participações pela Irlanda.
A Geórgia não tem ausências notáveis, ao passo que a Irlanda não só não conta com os seus jogadores dos Lions, como também com o capitão Caelan Doris e o centro Robbie Henshaw, ambos lesionados.
Análise das apostas
A Irlanda venceu os seus três jogos fora de casa durante o SNC 2025, mas por margens de apenas cinco, nove e 14 pontos. Por isso, com a ausência de jogadores dos Lions, apostar na Geórgia para cobrir a sua desvantagem de +14,5 parece uma seleção atrativa.