Râguebi: Selecionador da Argentina revela ter sido agredido por jogador inglês

Felipe Contepomi é o selecionador da Argentina
Felipe Contepomi é o selecionador da ArgentinaPaul Childs / Action Images via Reuters

O selecionador argentino Felipe Contepomi acusou o flanqueador inglês Tom Curry de o ter agredido no túnel após a vitória de Inglaterra por 27-23 sobre a sua equipa, no domingo, chamando-lhe "bully" e criticando duramente o seu "tackle imprudente" que tirou Juan Cruz Mallia do jogo.

Curry atingiu Mallia logo após este ter feito um pontapé longo a partir da defesa, a cinco minutos do fim, e o defesa sofreu uma lesão no joelho que, segundo Contepomi, pode ser uma lesão no ligamento cruzado anterior.

"Nem sei por onde começar," disse Contepomi aos jornalistas: "Foi só ligeiramente atrasado? Eu diria que foi imprudente... Não percebo como acabámos a jogar com 14, eles com 15, e nem sequer foi revisto."

Acrescentou ainda críticas ao flanqueador de Inglaterra. "Deixe-me dizer, não é só isso, porque provavelmente faz parte da sua natureza intimidar as pessoas. Mas ele saiu para o túnel e deu-me um estalo."

Questionado para esclarecer, concordou com um jornalista que foi um empurrão e depois chamou-lhe "um murro no peito".

"Talvez seja mesmo da sua natureza, não sei. Provavelmente são estes os jogadores que estamos a premiar e a elogiar. Talvez seja para aí que queremos levar o râguebi, não sei" afirmou; "Quantos anos tem ele, 27, forte, e eu tenho 48, e ele chega e simplesmente me agride. Felizmente, devem existir câmaras ali. Eu estava parado e ele vinha para cumprimentar um dos nossos treinadores, mas recusámos porque estávamos irritados. Ele foi imprudente e lesionou gravemente o nosso jogador. Eu sei que isto é râguebi, mas se não cuidarmos uns dos outros, pode ser perigoso. Ele aproximou-se e eu disse ‘amigo, partiste-lhe o joelho’ e ele respondeu ‘vai-te lixar’ e empurrou-me. Não estou satisfeito com a situação. Depois de partir o joelho a alguém, acho que o mínimo seria ter humildade e respeito para pedir desculpa, mas ele fez precisamente o contrário."

O selecionador de Inglaterra, Steve Borthwick, disse estar a par de que algo tinha acontecido, mas não presenciou o momento.

"Não gostaria que isso, em circunstância alguma, fosse o centro das atenções" afirmou: "Acho que qualquer pessoa nesta sala que já tenha tido contacto com o Tom Curry conhece o seu carácter e é irrepreensível."

O centro inglês Henry Slade também manifestou apoio a Curry.

"Ele é a última pessoa que eu consideraria um bully," disse: "É um tipo genuíno, que se preocupa com todos, muito duro, mas nunca o descreveria como alguém que intimida os outros."

Reveja aqui as principais incidências da partida