Mais

Râguebi: Treinador dos All Blacks quer que os seus jogadores confiem em si mesmos em condições húmidas

Scott Robertson observa um treino dos All Blacks no Sky Stadium
Scott Robertson observa um treino dos All Blacks no Sky StadiumGrant Down / AFP
Scott Robertson disse que quer que os All Blacks continuem a confiar nas suas capacidades no segundo teste contra a França, este fim de semana, depois de ter feito duas alterações forçadas à sua equipa inicial para o confronto de Wellington.

O experiente Patrick Tuipulotu foi nomeado para a segunda linha no lugar do capitão Scott Barrett, que foi excluído do resto da série por uma lesão na coxa, e Caleb Clarke entra na equipa no lugar de Sevu Reece.

O ponta Reece sofreu uma concussão quando os All Blacks venceram uma enfraquecida seleção francesa por 31-27, em Dunedin, no último fim de semana, fazendo jus à sua reputação de início lento da temporada internacional.

Apesar de estar previsto um dia húmido e ventoso para sábado, Robertson disse que queria que os All Blacks continuassem a tentar criar por todo o campo no Estádio Regional de Wellington.

"Joga-se rápido, pensa-se rápido, adapta-se rápido, e nós temos o conjunto de habilidades para fazer isso", disse aos jornalistas esta quinta-feira.

"Por isso, vamos continuar a criar e, se o vento sul vier do Estreito de Cook, vamos adaptar-nos e jogar contra o vento e a chuva também. Mas a nossa intenção é usar as nossas habilidades o máximo que pudermos", acrescentou.

Ardie Savea deixa de ser vice-capitão para ser o capitão da equipa na sua cidade natal e é provável que mantenha o papel no teste final da próxima semana em Hamilton.

Os franceses estão sem a maioria dos seus titulares, mas Robertson disse que os All Blacks definitivamente não os subestimaram, mesmo que a comunicação social o tenha feito.

"Eles são muito, muito consistentes, e acho que a narrativa mudou um pouco em torno da equipa que eles trouxeram", disse.

"Eles trouxeram uma equipa que tem qualidade suficiente para o dia, então é um teste de râguebi no fim de semana", acrescentou.

A outra mudança na lista de convocados de Robertson foi no banco de suplentes, onde o centro Timoci Tavatavanawai, nascido em Fiji, tem a hipótese de conquistar a sua primeira internacionalização no lugar de Quinn Tupaea.

O jogador de 27 anos ganhou a sua chance com uma campanha brilhante no Super Rugby Pacific, na qual foi uma ameaça constante para os adversários com força, velocidade e uma forte presença sobre a bola no momento da rutura.

"Ele é praticamente como outro número sete sobre aquela bola", disse o avançado Tupou Vaa'i.

"Ele é um ótimo portador de bola e, obviamente, também é um líder. Não fala muito, mas lidera com as suas ações e é fantástico vê-lo ter a sua oportunidade. É sempre bom tê-lo na equipa porque não é preciso enfrentá-lo", acrescentou.

Equipa dos All Blacks contra a França:

Titulares: 15. Will Jordan, 14. Rieko Ioane, 13. Billy Proctor, 12. Jordie Barrett, 11. Caleb Clarke, 10. Beauden Barrett, 9. Cam Roigard, 8. Christian Lio-Willie, 7. Ardie Savea, 6. Tupou Vaa'i, 5. Fabian Holland, 4. Patrick Tuipulotu, 3. Fletcher Newell, 2. Codie Taylor, 1. Ethan de Groot

Suplentes: 16. Samisoni Taukei'aho, 17. Ollie Norris, 18. Pasilio Tosi, 19. Samipeni Finau, 20.Du'Plessis Kirifi, 21. Cortez Ratima, 22. Timoci Tavatavanawai, 23. Damian McKenzie