Mais

Râguebi: Rees-Zammit satisfeito por voltar a representar País de Gales depois de experiência na NFL

Louis Rees-Zammit chega antes do duelo dos Bristol Bears com o Sale no mês passado
Louis Rees-Zammit chega antes do duelo dos Bristol Bears com o Sale no mês passadoALEX LIVESEY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Louis Rees-Zammit admitiu que foi estranho, mas bom, regressar ao serviço do País de Gales esta semana, ao voltar ao râguebi internacional depois da sua experiência na NFL.

Rees-Zammit está na corrida para fazer a sua primeira aparição pelo País de Gales em dois anos, após a sua mudança sem sucesso para o futebol americano.

O jogador de 24 anos passou pelos Kansas City Chiefs e pelos Jacksonville Jaguars, mas não chegou a disputar nenhum jogo oficial na NFL antes de assinar pelo Bristol, da Premiership inglesa, em agosto.

Depois de participar no International Player Pathway (IPP) da NFL, Rees-Zammit assinou inicialmente pelos Kansas City, mas acabou dispensado após não convencer durante os jogos de pré-época em 2024.

Juntou-se aos Jacksonville Jaguars e passou a época de 2024 integrado no grupo de treino da equipa, sem qualquer participação em jogos da fase regular.

Com o fim da sua estadia nos Estados Unidos, Rees-Zammit reencontrou os colegas do País de Gales em Cardiff esta semana, numa altura em que começa a preparação para os testes de novembro frente à Argentina, Japão, Nova Zelândia e África do Sul.

"É uma sensação incrível estar de volta ao râguebi. Fui lá, experimentei, mas estou mesmo feliz por regressar," afirmou na quarta-feira: "É ótimo rever todos os rapazes e há uma nova equipa técnica, o que é excelente. Todos estão a adorar e estamos prontos para dar tudo. É a primeira vez que estou neste campo em 18 meses e é estranho. É fantástico ver tantos adeptos a apoiar-nos, porque significa muito para nós."

Rees-Zammit treinou à parte do grupo principal enquanto recupera de uma lesão no dedo do pé sofrida ao serviço do Bristol no início deste mês, mas o ponta está confiante de que estará apto para defrontar a Argentina a 9 de novembro.

"O meu pé está a sentir-se muito bem. Tenho corrido nos últimos dias e estou a tentar prepará-lo para a próxima semana, mas está a correr de forma positiva," referiu.

A presença confiante de Rees-Zammit tem sido um estímulo para o País de Gales após uma fase decepcionante da seleção, segundo o colega Freddie Thomas.

"Estive na Academia de Gloucester com ele, por isso é sempre bom ter um velho amigo de volta ao grupo," disse Thomas: "Está claramente mais forte, ganhou bastante massa muscular, mas continua rápido. É um jogador extraordinário e nada tímido. Tem aquela confiança e o fator X que precisamos, porque houve momentos no ano passado em que o grupo estava mais calado, com poucos jogadores dispostos a falar nas reuniões e a desafiar os colegas."