Mais

Cirurgia ao tornozelo de Le Roux Malan corre bem e Namíbia vai nomear substituto

Le Roux Malan, da Namíbia, teve de sair de maca
Le Roux Malan, da Namíbia, teve de sair de macaReuters

A Namíbia vai chamar um substituto para o central Le Roux Malan (24 anos), que foi operado com sucesso depois de ter sofrido uma fratura e deslocação do tornozelo durante a derrota de sexta-feira por 71-3 com a Nova Zelândia, no jogo do Grupo A do Campeonato do Mundo de Râguebi, em Toulouse.

Malan lesionou-se durante o jogo, quando escorregou na relva molhada ao tentar atacar o lateral neozelandês Beauden Barrett. Os diretores de televisão não mostraram as repetições do incidente.

Depois de uma longa paragem, Malan foi retirado do campo numa maca aos 18 minutos, sob aplausos de todos os presentes.

"Do ponto de vista físico, ele foi operado ontem à noite. Há uma fratura e uma luxação, por isso é muito difícil para ele", disse o treinador Allister Coetzee aos jornalistas, este sábado.

"Quanto mais cedo for feita a operação, melhor para a recuperação dele e também para a próxima temporada. Foi uma operação muito bem-sucedida", confirmou.

Coetzee disse que a equipa da Nova Zelândia ofereceu a Malan uma camisola autografada por todo o plantel.

"Não se trata apenas de dizer o espírito, a cultura e os valores do râguebi, mas de o viver e sentir. Para mim, é inacreditável que os All Blacks tenham feito algo assim", assumiu.

O treinador confirmou que será nomeado um substituto nos próximos dias.

"Faremos a escolha em breve. Será um jogador de fora da defesa. Temos alguns nomes que estão a ser discutidos agora na nossa reunião de treinadores", disse.

Recorde as incidências da partida

Malan nasceu em Windhoek, mas estudou na escola Paarl Boys High, nos arredores da Cidade do Cabo, conhecida por formar jogadores da seleção sul-africana.

Passou um período na academia dos Sharks de Durban, onde também partiu o tornozelo, mas agora joga pelos New England Free Jacks na Major League Rugby dos Estados Unidos.

"A família dos Free Jacks está ao lado de Le Roux enquanto ele navega no progresso da recuperação", disse o seu clube num comunicado.

Malan não foi a única baixa da noite, já que o atacante da Namíbia, Adriaan Booysen, sofreu uma luxação no ombro.

"O ombro voltou (à articulação) facilmente, mas não sabemos a extensão do trauma no ombro neste momento. Vamos tomar uma decisão final sobre ele, não quero apressar essa decisão", afirmou Allister Coetzee.