O treinador vai apoiar a equipa técnica liderada por Patrice Lagisquet no treino específico de jogo ao pé e permanece em Lisboa, a trabalhar com o grupo, no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, durante as primeiras quatro semanas de preparação.
Antigo jogador internacional, Callard foi treinador de jogo ao pé da seleção de Inglaterra entre 2006 e 2011 e integrava a equipa da seleção da rosa durante o França2007, única edição do Mundial que contou com a participação de Portugal.
Nos últimos anos, o antigo 15 do Bath e da seleção inglesa (cinco internacionalizações) trabalha como consultor da World Rugby junto de seleções que necessitem do seu apoio neste capítulo específico do jogo.
Callard torna-se, desta forma, no segundo reforço temporário da equipa técnica de Patrice Lagisquet, que recrutou também o francês David Gérard para o treino de avançados até ao final da participação portuguesa no Mundial.
O ex-treinador do Montauban (França) já trabalhou com os lobos durante o último Europe Championship de râguebi, no qual Portugal se sagrou vice-campeão, e vai acompanhar a equipa pelo menos até ao encontro com as Ilhas Fiji, em 08 de outubro.
Para além dos antigos internacionais de Inglaterra e França, a equipa técnica de Lagisquet inclui ainda Michaël Dallery, treinador de scrum e de rendimento desportivo, bem como os adjuntos portugueses Luís Pissarra e João Mirra e o francês Olivier Rieg.
O analista de vídeo José Paixão e o analista de dados Paul Céré-Labourdette fecham a equipa técnica que vai dirigir a seleção portuguesa na sua segunda participação num Campeonato do Mundo.