Mais

Especialista de jogo ao pé Jon Callard integra preparação da seleção de râguebi

Especialista de jogo ao pé Jon Callard integra preparação da seleção de râguebi
Especialista de jogo ao pé Jon Callard integra preparação da seleção de râguebiProfimedia

O especialista inglês de jogo ao pé Jon Callard integra a primeira fase do estágio de preparação da seleção portuguesa de râguebi para o Mundial de França2023, revelou esta sexta-feira à agência Lusa uma fonte da federação.

O treinador vai apoiar a equipa técnica liderada por Patrice Lagisquet no treino específico de jogo ao pé e permanece em Lisboa, a trabalhar com o grupo, no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, durante as primeiras quatro semanas de preparação.

Antigo jogador internacional, Callard foi treinador de jogo ao pé da seleção de Inglaterra entre 2006 e 2011 e integrava a equipa da seleção da rosa durante o França2007, única edição do Mundial que contou com a participação de Portugal.

Nos últimos anos, o antigo 15 do Bath e da seleção inglesa (cinco internacionalizações) trabalha como consultor da World Rugby junto de seleções que necessitem do seu apoio neste capítulo específico do jogo.

Callard torna-se, desta forma, no segundo reforço temporário da equipa técnica de Patrice Lagisquet, que recrutou também o francês David Gérard para o treino de avançados até ao final da participação portuguesa no Mundial.

O ex-treinador do Montauban (França) já trabalhou com os lobos durante o último Europe Championship de râguebi, no qual Portugal se sagrou vice-campeão, e vai acompanhar a equipa pelo menos até ao encontro com as Ilhas Fiji, em 08 de outubro.

Para além dos antigos internacionais de Inglaterra e França, a equipa técnica de Lagisquet inclui ainda Michaël Dallery, treinador de scrum e de rendimento desportivo, bem como os adjuntos portugueses Luís Pissarra e João Mirra e o francês Olivier Rieg.

O analista de vídeo José Paixão e o analista de dados Paul Céré-Labourdette fecham a equipa técnica que vai dirigir a seleção portuguesa na sua segunda participação num Campeonato do Mundo.