Mais

Mundial de Râguebi: Derrota com Portugal obriga Fiji a repensar estratégia

As Fiji não estão na melhor forma
As Fiji não estão na melhor forma Reuters
As Fiji conseguiram qualificar-se para os quartos de final do Campeonato do Mundo de Râguebi, mas, depois de terem perdido com Portugal no último jogo do Grupo C, estão plenamente conscientes de que terão de melhorar drasticamente para vencer a Inglaterra no próximo fim de semana.

As Fiji foram demasiado desastradas contra um Portugal igualmente ofensivo em Toulouse e acabaram por perder por 24-23, passando à frente da Austrália por um triz.

A equipa das Ilhas do Pacífico tinha mostrado sinais preocupantes na vitória por 17-12 sobre a Geórgia e parecia que não tinha aprendido nada para o jogo de domingo.

Se o cartão amarelo de Levani Botia por um tackle perigoso tivesse ficado vermelho durante a revisão do VAR, Fiji poderia estar a caminho de casa.

"Não executámos muitas das nossas jogadas, deixámos cair muitas bolas e eles (Portugal) aproveitaram os nossos erros. Saúdo-os e felicito-os pela vitória", disse o capitão das Fiji, Waisea Nayacavelu: "Para nós, temos de voltar atrás e analisar os nossos erros e as nossas jogadas. Mas agora nos classificamos e temos que mudar nosso foco para a próxima semana."

Nayacavelu disse que a sua equipa precisava de fazer alguns ajustes finos antes do confronto de domingo contra a Inglaterra em Marselha, mas precisará de uma renovação maior se não quiser ser esmagada por uma equipa que certamente será um osso mais duro de roer.

"Inglaterra é uma equipa que eleva o seu nível nas fases a eliminar e não vai perder facilmente o que pode ser uma oportunidade de ouro para chegar às meias-finais", afirmou o treinador Simon Raiwalui: "Vamos ter de descansar e recuperar. A Inglaterra é uma equipa muito boa no torneio e esperamos um jogo difícil. Vamos reagrupar-nos, analisar e depois enfrentar a Inglaterra", disse.

O nervosismo também é um fator a ter em conta e as Fiji não lidaram bem com ele contra Portugal, mostrando repetidos sinais de frustração.

"Fomos um pouco limitados no contexto do jogo. Criámos muitas oportunidades, mas não conseguimos passar a bola aos nossos defesas exteriores", disse Raiwalui.

Se a equipa que venceu a Austrália por 22-15 ou a que perdeu para Portugal vai defrontar a Inglaterra para a terceira presença do país nos quartos de final do Campeonato do Mundo, isso pode muito bem determinar o destino das Fiji no Stade Velodrome.