Mais

Mundial de Râguebi: Itália espera uma "final" contra o Uruguai

O Uruguai vai encarar o confronto com a Itália como uma final de Copa do Mundo, diz Marius Goosen
O Uruguai vai encarar o confronto com a Itália como uma final de Copa do Mundo, diz Marius GoosenAFP
A Itália vai enfrentar uma equipa que está a disputar a sua própria final do Campeonato do Mundo quando a Azzurra defrontar o Uruguai em Nice, disse o treinador Marius Goosen no domingo.

A Itália é a terceira classificada do Grupo A e começou a sua campanha no Campeonato do Mundo com uma vitória confortável de 52-8 sobre a Namíbia na semana passada, enquanto o Uruguai chocou muita gente com uma exibição animada ao perder para a anfitriã França por 27-12 na quinta-feira.

Embora o Uruguai não tenha nenhuma esperança realista de se classificar para as quartas-de-final em um grupo que também conta com a Nova Zelândia, o sul-africano Goosen acredita que vencer a Itália representaria a maior conquista para os sul-americanos aqui na França.

"Este é o jogo (final) do Mundial deles", disse Goosen à AFP no campo de treino da Itália em Bourgoin-Jallieu, no leste da França: "Não é a equipa mais fraca (do grupo), mas se olharmos para a Namíbia, o Chile e todas essas equipas (underdogs) que, quando jogam contra a chamada terceira classificada do grupo, é a sua final do Campeonato do Mundo. Tenho a certeza de que o Uruguai, se falarmos com eles, dirão que (jogar com) a Itália é tudo para eles. Provavelmente não olham para a França e para a Nova Zelândia. Sabemos o que vem pela frente e estamos preparados para isso. Se não nos prepararmos bem, seremos derrotados. É tão simples quanto isso.

As duas seleções enfrentaram-se em Parma há dois anos, com o Uruguai liderando dois terços da partida, mas a Itália recuperou no final para vencer por 17-10.

Mas Goosen disse que o Uruguai melhorou muito desde então.

"Eles são uma equipa totalmente profissional agora. Estamos a segui-los desde que soubemos que os iríamos defrontar num Campeonato do Mundo", afirmou Goosen: "O investimento em termos de dinheiro e recursos que eles tiveram nos últimos três anos é enorme e você pode ver isso em seus resultados e na forma como eles jogam."

O scrum-half galês da Itália, Stephen Varney, disse que ficou impressionado com os uruguaios na derrota para a França.

"O Uruguai jogou muito bem, é uma equipa física e gosta de jogar de qualquer lado, um pouco como nós", disse à AFP o halfback do Gloucester, Varney: "Sabemos o que esperar deles e esperamos que seja um bom jogo físico."