Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: Johan Deysel, capitão da Namíbia, recebe sanção pesada por placagem a Antoine Dupont

Johan Deysel assiste ao jogo com a França depois de ser expulso
Johan Deysel assiste ao jogo com a França depois de ser expulsoReuters
O capitão da Namíbia, Johan Deysel (32 anos), recebeu uma suspensão efetiva de cinco jogos pela sua perigosa placagem a Antoine Dupont (26 anos), que deixou o capitão da França com uma fratura facial e à margem do Campeonato do Mundo de Râguebi.

Deysel recebeu um cartão vermelho pelo incidente na vitória da França por 96-0 em Marselha, na semana passada, e mais tarde pediu desculpa, após ter sido alvo de insultos nas redes sociais.

Um Comité Judicial Independente decidiu que a agressão se enquadrava no limite superior da escala de gravidade, que é uma suspensão de 12 jogos, mas também aplicou a redução máxima de 50% da pena, na sequência do pedido de desculpas e dos bons antecedentes do jogador.

Deysel indicou que irá frequentar a "escola de desarmes" da World Rugby, um programa de intervenção de treinadores, para que lhe seja retirado mais um jogo da suspensão.

O primeiro jogo da sua proibição é o último encontro da Namíbia no Grupo A do Mundial, com o Uruguai, esta quarta-feira, em que Deysel ficou de fora da seleção nomeada na segunda-feira pelo treinador Allister Coetzee.

O comité teve em conta o "grau de imprudência envolvido na infração, a vulnerabilidade do jogador vítima e a lesão significativa que lhe foi infligida" ao considerar Deysel culpado.

É raro que uma comissão judicial comece pelo topo da escala, sendo a lesão de Dupont, e os protestos que se lhe seguiram, talvez o fator mais importante.

O scrumhalf foi operado e permanecerá com a equipa francesa "sob supervisão médica" durante o Mundial, embora não tenha sido dado qualquer prazo oficial para o seu regresso aos jogos.

Na melhor das hipóteses, o jogador deverá estar presente nos quartos de final, no fim de semana de 14 e 15 de outubro.