Acompanhe o País de Gales-Portugal no Flashscore
Foi a única vez que as duas seleções se defrontaram, com os britânicos a deixarem Lisboa com uma diferença de 91 pontos, resultado que perdurou como o mais pesado sofrido pelos ‘lobos’ até à derrota com a Nova Zelândia (108-13), no Mundial de 2007.
Portugal e País de Gales voltam a encontrar-se, 29 anos depois, em Nice, na segunda vez em que a seleção lusa marca presença na maior competição mundial da modalidade.
Os britânicos voltam a assumir o favoritismo no encontro, mas as realidades de ambas as seleções são bastante diferentes de então, embora os britânicos continuem a ser uma das maiores potências europeias e mundiais da modalidade.
Os ‘lobos’, que no Mundial de 2007 ainda se apresentaram como uma equipa quase completamente amadora, chegam ao Campeonato do Mundo de França-2023 com um grupo em que cerca de metade dos jogadores jogam nos campeonatos profissionais franceses.
Orientados por Patrice Lagisquet, que enquanto jogador disputou a primeira final de sempre de um Mundial, em 1987, frente à Nova Zelândia (perdeu 29-9), os portugueses chegam ao Mundial de 2023 com o objetivo de conseguir o seu primeiro triunfo de sempre na competição.
A seleção portuguesa foi a última das 20 equipas presentes no Mundial de França-2023 a conseguir a qualificação.
Fê-lo num torneio de repescagem, em novembro de 2022, no Dubai, após empatar 16-16 com os Estados Unidos, beneficiando da melhor diferença de pontos marcados e sofridos em relação aos norte-americanos, graças a triunfos sobre Hong Kong (42-14) e Quénia (85-0).
Já o País de Gales, encontra-se qualificado desde o Mundial do Japão-2019, após vencer o Grupo D, uma vez que os três primeiros classificados de cada grupo ficam automaticamente apurados para o evento seguinte.
Os galeses acabaram por terminar esse Mundial em quarto lugar, após perderem nas meias-finais com a África do Sul (19-16) e no jogo da medalha de bronze com a Nova Zelândia (40-17).
No ranking da World Rugby, o País de Gales ocupa atualmente o oitavo lugar, tendo subido duas posições após o triunfo sobre Fiji, no domingo, na jornada inaugural do França-2023, enquanto Portugal é a 16.ª seleção da tabela.
País de Gales e Portugal disputam o Grupo C do Mundial de França-2023, juntamente com Austrália, Fiji e Geórgia.
Os lobos ainda não se estrearam na competição, mas os galeses já venceram os fijianos, por 32-26, no domingo, enquanto a Austrália bateu a Geórgia por 35-15 no dia anterior.
Desta forma, Austrália e País de Gales lideram o Grupo C, com cinco pontos, seguidos por Fiji, com dois pontos, e Portugal e Geórgia, ainda sem pontuar.
A seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição, em 2007, também em França.
Portugal disputa o Grupo C, no qual enfrenta o País de Gales (sábado), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (01 de outubro) e as Ilhas Fiji (08 de outubro).
O Mundial de França-2023 decorre desde sexta-feira até 28 de outubro.