Mais

Mundial de Râguebi: Rodrigo Marta fez ensaio às Fiji “no melhor momento possível”

Rodrigo Marta fez um ensaio aos 78 minutos
Rodrigo Marta fez um ensaio aos 78 minutosAFP
O ponta da seleção portuguesa Rodrigo Marta disse esta segunda-feira que o seu ‘regresso’ “calhou no melhor momento possível” por ter contribuído para a primeira vitória de Portugal num Campeonato do Mundo de râguebi.

Portugal venceu as Fiji (24-23) no domingo, com o jogador do Colomiers a contribuir decisivamente com um ensaio, aos 78 minutos, em zona que permitiu a Samuel Marques transformar com sucesso e consumar a reviravolta no marcador.

Recorde as incidências da partida

O jogador formado no Belenenses já é, aos 23 anos, o melhor marcador de ensaios de sempre da seleção portuguesa, mas ainda não tinha conseguido ‘faturar’ no França2023 e admitiu, em declarações à agência Lusa, ainda em Toulouse, que o período de ‘seca’ o preocupou durante a competição.

Claro que me passou pela cabeça. Os ensaios, principalmente na minha posição, são muito importantes, são o que dá o brilho à ‘coisa’. Mas eu sabia que… Toda a gente disse que ia acontecer, que não tinha de estar a pensar nisso. Era fazer o máximo pela equipa, ajudar ao máximo e calhou no melhor momento possível, deu o ensaio da vitória”, comentou.

O número 11 dos ‘lobos’ recordou, depois, o momento em que Raffaele Storti quebrou a linha defensiva das Fiji e decidiu ir atrás do companheiro em apoio ofensivo até receber a bola para concluir a jogada.

Na minha cabeça, sabia que tinha de estar lá para apoiá-lo. Sabia que a minha corrida ia fazer a diferença. Visto no vídeo, se calhar ele podia ter ido sozinho, mas é sempre bom ter um apoio extra. E mal ele me viu, fez o passe que deu o ensaio”, recordou Marta.

O jogador português que vai disputar o campeonato da Pro D2 francesa, na próxima época, elogiou o companheiro de equipa, que “fez um jogo brilhante e está de parabéns”.

Ambos foram elogiados, após o encontro com as Fij, pelo selecionador Patrice Lagisquet, que os apelidou de “geração dourada” do râguebi português.

Nesse sentido, Rodrigo Marta lembrou que, no futuro, não podem “deixar que o râguebi português volte a baixar o nível”.

O Patrice (Lagisquet) criou uma base muito sólida e, a partir de agora, tenho a certeza que vai ser só evoluir e nos próximos quatro anos, para a Austrália (2027), vamos crescer ainda mais. O grupo vai ficar ainda mais unido, a família vai crescer, vão entrar mais jogadores, sair alguns, e tenho a certeza de que temos um bom futuro pela frente”, comentou Rodrigo Marta.

A seleção portuguesa de râguebi alcançou, no domingo, a sua primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de râguebi, ao bater as Fiji, por 24-23, no último encontro do Grupo C do França2023.

O resultado permitiu a Portugal terminar a ‘poule’ em quarto lugar, com seis pontos, à frente da Geórgia, num grupo no qual o País de Gales foi primeiro e as Fiji também passaram aos quartos de final, deixando a Austrália de fora da fase de eliminatórias pela primeira vez em 10 edições.

Nos encontros anteriores, Portugal tinha perdido na estreia com o País de Gales, por 28-8, empatou com a Geórgia (18-18) e perdeu com a Austrália, por 34-14.

O Campeonato do Mundo de râguebi França2023 teve início em 08 de setembro e decorre até 28 de outubro.