Townsend está no cargo desde 2017, sendo o treinador mais antigo da Escócia na era profissional, e o contrato atual vai até abril do próximo ano.
A Escócia não passou da fase de grupos nas suas duas participações no Campeonato do Mundo sob o comando de Townsend e o técnico de 52 anos parece ter outra oportunidade, embora as suas hipóteses de obter uma vaga tenham sido prejudicadas com a derrota diante das Fiji em julho.
As seis primeiras nações na classificação da World Rugby têm direito a uma vaga na primeira fase, mas a derrota por 29-14 significa que a Escócia está agora em oitavo lugar na classificação. A Escócia venceu o seu último jogo por 41-12 contra Samoa.
A Escócia também não tem tido sucesso no Torneio das Seis Nações, tendo o seu último título sido conquistado em 1999 (quando era o Torneio das Cinco Nações) e, nos oito campeonatos em que Townsend foi responsável, a sua melhor classificação foi o terceiro lugar, em duas ocasiões.
Levou a Escócia a quatro vitórias consecutivas no Torneio das Seis Nações contra a Inglaterra a partir de 2021, incluindo dois triunfos em Twickenham, pondo fim a uma seca de 38 anos dos escoceses no recinto londrino.
Townsend também fez a Escócia jogar um rúgbi divertido e emocionante, e teve oito jogadores incluídos na seleção original de 38 homens para a turnê dos Leões Britânicos e Irlandeses na Austrália este ano.
Sob o comando de Townsend, a Escócia venceu 53 dos 94 testes disputados, perdeu 40 e empatou uma vez. A sua seleção disputará quatro partidas em Murrayfield em novembro, contra Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina e Tonga.