Mais

Râguebi: Hong Kong faz história e vai jogar o Mundial pela primeira vez

Hong Kong vai estar no próximo Campeonato do Mundo em 2027
Hong Kong vai estar no próximo Campeonato do Mundo em 2027FRANCK FIFE / AFP
Hong Kong qualificou-se para o Campeonato do Mundo de Râguebi pela primeira vez na sua história no sábado, ao derrotar a Coreia do Sul por 70-22 em Incheon e sagrar-se campeão asiático.

A vitória deu a Hong Kong o sexto Campeonato Asiático de Râguebi consecutivo e, com ele, um lugar no torneio alargado de 24 equipas que será organizado pela Austrália em 2027. Hong Kong, mundialmente famosa pelo seu torneio anual de Sevens, vai agora disputar o torneio de 15 jogadores com os campeões mundiais África do Sul e os All Blacks da Nova Zelândia.

"É bastante impressionante, para ser sincero", disse o capitão de Hong Kong, Josh Hrstich: "Estou muito, muito orgulhoso do nosso grupo de jogadores, da nossa direção, da equipa técnica e das pessoas nos bastidores. Há muito que contribui para o sucesso de uma equipa. Obrigado a todos os que nos apoiaram e vamos precisar deles nos próximos anos, porque vai ser muito especial."

Com o Japão, uma das 12 equipas que já se tinham qualificado por terem terminado entre as três primeiras do seu grupo no Mundial-2023, havia uma vaga em disputa para os campeões continentais.Hong Kong não só conquistou as honras regionais como também fez história, sendo a segunda equipa asiática, depois do Japão, a qualificar-se para um Campeonato do Mundo de Râguebi masculino.

Hong Kong terminou confortavelmente no topo da tabela de quatro equipas depois de vencer os Emirados Árabes Unidos (43-10), o Sri Lanka (78-7) e a Coreia do Sul no último mês.

Os Emirados Árabes Unidos terminaram em segundo lugar na tabela e continuam na luta pela qualificação. Vão defrontar os vice-campeões da Taça Africana de Rugby deste mês num play-off a 26 de julho. O vencedor desse encontro passará ao torneio final de qualificação no Dubai, em novembro.