Râguebi: Kolisi regressa da lesão e dá novo impulso à África do Sul antes do Mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Kolisi regressa da lesão e dá novo impulso à África do Sul antes do Mundial

Siya Kolisi será um jogador vital para a África do Sul no Campeonato do Mundo
Siya Kolisi será um jogador vital para a África do Sul no Campeonato do MundoReuters
A África do Sul recebeu um reforço oportuno antes do Campeonato do Mundo de Rugby, depois de o capitão Siya Kilosi ter sido nomeado para a equipa inicial no jogo de preparação contra o País de Gales, em Cardiff, no sábado, a sua primeira aparição pela equipa este ano.

O flanqueador Kolisi era uma grande dúvida para a África do Sul antes do torneio em França, depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho em abril. Mas, juntamente com o substituto Ox Nche, que também regressa de um período à margem para um primeiro jogo em 2023, Kolisi terá a oportunidade de um tempo de jogo muito necessário.

Os Springboks têm ainda um último jogo de preparação contra a Nova Zelândia, em Londres, antes de defrontarem a Escócia num confronto vital do Grupo B do Campeonato do Mundo, a 10 de setembro.

"Siya e Ox têm trabalhado arduamente na sua reabilitação e é fantástico que tudo tenha corrido de acordo com o plano para nos permitir seleccioná-los para este jogo", disse o treinador dos Boks, Jacques Nienaber: "Eles têm dois jogos para melhorar sua condição física antes do Mundial e, embora seja importante administrar a carga na partida, é vital que eles regressem ao campo, pois são jogadores-chave na nossa configuração."

Jaden Hendrikse, um dos quatro números nove do plantel do Campeonato do Mundo, também terá uma primeira oportunidade em 2023.

"Ele (Hendrikse) é um jogador de primeira classe e tem treinado muito, por isso estamos satisfeitos por ele finalmente ter sua chance neste fim de semana", disse Nienaber.

A equipa tem 11 mudanças em relação à que derrotou a Argentina por 24-13 em Buenos Aires há 10 dias.

Hendrikse estará ao lado do meio-campista Manie Libbok, com Damian de Allende e Jesse Kriel na dupla de defesas. Jasper Wiese é o número oito, ao lado dos flanqueadores Kolisi e Pieter-Steph du Toit, enquanto a dupla do Munster, Jean Kleyn e RG Snyman, é o trinco.

O Hooker Malcolm Marx terá a seu lado os apoios Steven Kitshoff e Frans Malherbe.

Nche faz parte de uma divisão de 6-2 no banco de reservas, com o "Esquadrão Bomba" de volta à ativa depois que os Boks optaram por uma divisão de 5-3 entre atacantes e defesas nas últimas partidas.