Râguebi: Samoa garante última vaga para o Mundial-2027

Samoa de regresso ao Mundial de râguebi
Samoa de regresso ao Mundial de râguebiMARK EVANS / EPA / Profimedia

Samoa assegurou esta terça-feira, no Dubai, o último lugar disponível na fase final do Mundial 2027, na Austrália, ao empatar 13-13 frente à Bélgica.

Recorde as incidências da partida

A seleção samoana, presente em todas as edições do Mundial exceto a primeira, passou por grandes dificuldades perante uma Bélgica que procurava um apuramento histórico. Ainda assim, o empate bastou graças a um ponto de bónus ofensivo conquistado diante da Namíbia, que lhes permitiu terminar no topo do torneio qualificativo.

Ambas as equipas tinham vencido os dois primeiros jogos, e a Bélgica, menos bem colocada no ranking mundial, chegou ao intervalo a vencer por 6-3, apesar dos problemas constantes na mêlée. Samoa reagiu na segunda parte, marcando um ensaio por Abraham Papali'i e convertendo uma penalidade após a hora de jogo, garantindo uma curta vantagem.

A Bélgica ainda empatou com um ensaio do capitão Jean-Baptiste Decubber a sete minutos do fim, mas não conseguiu somar os pontos necessários para alcançar um feito inédito.

O Mundial 2027 contará com 24 seleções, em vez das habituais 20 desde 1999, distribuídas por seis grupos de quatro. O sorteio está previsto para o início de dezembro.