O ensaio de Hugo Keenan no último minuto deu aos Leões uma vitória por 29-26 no Melbourne Cricket Ground, mas o fullback irlandês só marcou depois de Jac Morgan ter retirado Carlo Tizzano de um ruck na jogada de construção.
Os Wallabies queriam uma penalidade por contacto alto, mas Piardi permitiu que o ensaio fosse validado, uma decisão criticada pelo treinador dos Wallabies, Joe Schmidt, na sua conferência de imprensa após o jogo, por ser contrária à campanha da World Rugby para melhorar a segurança dos jogadores.
"Os comentários de Joe na conferência de imprensa coincidiram a 100% com os meus, enquanto diretor executivo e antigo Wallaby", disse Waugh ao Sydney Morning Herald.
"A nossa posição sobre essa decisão em particular é consistente com o que Joe expôs na sua análise daquele último ruck. É claro que haverá o processo habitual, que é o que acontece depois de cada teste, e certamente estaremos à procura de um nível de responsabilização da World Rugby no próximo período", acrescentou.
Waugh não terá de ir muito longe para expor as suas opiniões junto de altos responsáveis da World Rugby, que estarão em Sydney esta semana, para eventos de preparação para o Campeonato do Mundo de Râguebi de 2027, na Austrália.
A vitória de sábado deu aos Leões uma vantagem inatacável de 2-0 na série, antes do terceiro e último teste no Stadium Australia, em Sidney, este fim de semana.
Max Jorgensen, um dos poucos Wallabies que ainda pode estar a jogar quando os Leões voltarem a visitar a Austrália, disse na segunda-feira que foi esmagador perder em Melbourne depois de liderar o jogo durante 79 minutos.
"Dói muito, é uma pílula difícil de engolir. Eu estava absolutamente arrasado, sei que todos na equipa estavam", disse o ponta de 20 anos aos jornalistas, no hotel da equipa.
"Ter que esperar mais 12 anos para ter a oportunidade de vencer uma série é obviamente devastador", assumiu.
Faz 121 anos que os Leões varreram os Wallabies numa série de testes e o avançado Nick Frost disse que havia uma determinação real no grupo para dar o melhor de si em Sydney no fim de semana.
"Estamos definitivamente ansiosos por entrar em campo", disse o segunda linha.
"É uma partida importante, jogar na frente dos amigos, da família e da nação. Sabemos que há muitas coisas que precisamos de melhorar, mas há algumas partes muito boas desse jogo. Há definitivamente um sentimento de confiança no que fizemos e, em geral, no que queremos fazer", acrescentou.