Mais

Jordan Petaia abandona o râguebi para perseguir o sonho da NFL

Jordan Petaia (meio).
Jordan Petaia (meio).ALBERT PEREZ/GETTY IMAGES ASIAPAC/Getty Images via AFP
O internacional australiano Jordan Petaia anunciou na terça-feira que estava a deixar o mundo do râguebi para perseguir o "sonho" de jogar na NFL, a prestigiada liga de futebol americano, juntando-se à longa lista de jogadores que se fixaram neste desporto altamente lucrativo.

Petaia, de 24 anos, tem 31 internacionalizações pelos Wallabies desde que se estreou em 2019 e o extremo é considerado um dos jovens talentos mais promissores do râguebi australiano.

"A decisão de me afastar do râguebi não foi fácil e exigiu muita reflexão", explicou numa declaração publicada nas redes sociais.

Petaia acrescentou que sentia que"este era o momento certo" na sua carreira"para realizar este sonho" que tinha há muito tempo. Les Kiss, o seu treinador nos Queensland Reds, descreveu-o como"um dos jogadores mais dinâmicos da Austrália, se não do mundo".

Por seu lado, a NFL anunciou que Jordan Petaia vai integrar o seu programa International Player Pathway (IPP), que permite a grandes jogadores de outros desportos serem recrutados por uma das 32 equipas da liga. A partir de janeiro, o australiano passará 10 semanas na Flórida a aprender a jogar este novo desporto antes de ter a oportunidade de ser notado pelos olheiros numa sessão de olheiros "pro day" em março.

Petaia segue os passos de outro australiano, Jordan Mailata, que veio de um passado de união de râguebi e se juntou ao Phidadelphia Eagles em 2018 depois de beneficiar do mesmo programa. Este ano, assinou uma extensão de contrato no valor de 66 milhões de euros ao longo de três épocas com os Eagles.

Antes de Petaia, o extremo internacional galês Louis Rees-Zammit tinha surpreendido o mundo do râguebi em janeiro ao anunciar também que ia deixar a bola oval, na véspera do torneio das Seis Nações, para se juntar à NFL. O antigo jogador do Gloucester pouco jogou nos jogos de pré-época antes de ser retirado da lista de 53 jogadores dos Kansas City Chiefs, mas foi recrutado pelos Jacksonville Jaguars e continua à espera de fazer a sua estreia na liga.

De acordo com a NFL, seis atletas de outros desportos juntaram-se a equipas da NFL depois de completarem o seu programa de formação.