Mais

Râguebi: Rassie Erasmus sugere mudanças na equipa da África do Sul

Rassie Erasmus, treinador da África do Sul
Rassie Erasmus, treinador da África do SulWikus De Wet / AFP

O técnico Rassie Erasmus não poupou críticas à seleção sul-africana após a capitulação na segunda parte na surpreendente derrota por 38-22 com a Austrália no jogo de abertura do Campeonato de Râguebi, no Ellis Park, no sábado.

Os Springboks estavam a dominar, ao liderar por 22-0 no primeiro quarto, mas enquanto a Austrália crescia no jogo e começava a ganhar os duelos individuais, a equipa da casa cedeu na segunda parte, com os visitantes a marcarem 38 pontos sem resposta.

"Posso tentar dourar a pílula e engarrafar para soar bem e respeitoso. O esforço talvez estivesse lá, mas a exatidão ou precisão não," disse Erasmus aos jornalistas.

"Foi uma má derrota de uma forma má. Não foi contra uma má equipa, apenas não tivemos luta até ao fim, e não é isso que queremos dar à África do Sul. Houve uma fase em que senti que as nossas cabeças estavam a baixar e os ombros estavam a cair, e isso foi parte da desilusão", acrescentou.

A Austrália dominou no breakdown, uma área que tem incomodado os Springboks esta temporada, pois tentam adotar um estilo de jogo mais expansivo e corrido, o que torna a disputa mais solta no chão.

"Não fizemos scrum com eles e eles venceram-nos nos lineouts," disse Erasmus.

"Nos primeiros 25 minutos, achei que estivemos muito bem no breakdown. Depois disso, quando Siya (Kolisi) se lesionou e Marco (van Staden) foi para uma avaliação (de lesão na cabeça), tudo ruiu. Eles venceram-nos na maioria dos departamentos. Nós, como treinadores, errámos terrivelmente e devemos olhar primeiro para nós próprios", explicou.

As duas equipas voltam a encontrar-se na Cidade do Cabo no sábado e Erasmus, que já anunciou a sua equipa para o jogo aos jogadores, diz que pode haver uma reformulação.

"Sabemos que, a partir de agora e até ao próximo sábado, vamos ser alvo de muitas críticas. Ficamos com os louros quando nos saímos bem, agora temos de ficar com as culpas quando nos saímos mal. Já escolhemos a equipa da próxima semana... mas é provável que isso mude. Vamos ter de repensar. Eles foram taticamente mais espertos do que nós e dominaram-nos fisicamente", concluiu.