Mais

Râguebi: Sacha Feinberg-Mngomezulu é a grande esperança dos Springboks

Sacha Feinberg-Mngomezulu marca um dos seus três ensaios contra a Argentina em Durban
Sacha Feinberg-Mngomezulu marca um dos seus três ensaios contra a Argentina em DurbanPHILL MAGAKOE / AFP

O mercurial Sacha Feinberg-Mngomezulu tem tantos truques que nem mesmo os seus companheiros de seleção sul-africana sabem o que ele vai fazer em seguida. Damian de Allende acredita que é vital que eles criem as condições para que o jogador de 23 anos floresça.

Siga o Argentina - África do Sul com o Flashscore

Feinberg-Mngomezulu teve uma exibição individual sensacional ao marcar três ensaios e um recorde de 37 pontos para os Springboks na vitória de 67-30 sobre a Argentina em Durban no último fim de semana.

Foi convocado novamente para a partida final da África do Sulcontra os mesmos argentinos em Twickenham, no sábado, onde a sua capacidade de quebrar o jogo pode ser fundamental na tentativa de manter o troféu.

"É incrível (jogar ao lado de Feinberg-Mngomezulu)", disse De Allende, duas vezes campeão do mundo, aos repórteres na quarta-feira: "Acho que às vezes o Sacha não sabe o que vai acontecer, o que é bom. Tento ajudá-lo em campo, converso com ele e digo-lhe onde está o espaço. Mas às vezes ele vê um espaço antes de qualquer outra pessoa. E penso que é importante, não só para mim, mas para todos os que o rodeiam, deixá-lo desenvolver-se e não lhe tirar tempo e espaço. Ele pode criar muita coisa sozinho".

Com um talento como Feinberg-Mngomezulu, que joga com enorme autoconfiança, haverá dias em que as coisas não sairão como planeado, mas De Allende diz que eles continuarão a apoiá-lo.

"Temos de nos certificar de que estamos lá para o apoiar quando as coisas não estão a correr tão bem, porque nem sempre vão resultar", disse De Allende: "Mas foi incrível vê-lo no sábado, ele aproveitou muito bem as oportunidades para marcar. Dito isto, o trabalho que fizemos como equipa para chegar a essas posições foi incrível. E acho que Sacha sabe disso, e nunca devemos esquecer."

A África do Sul manterá o título do Rugby Championship com uma vitória por pontos de bónus em Twickenham, independentemente do que acontecer no outro jogo em Perth entre a Austrália e a Nova Zelândia, que começa mais cedo.

Uma vitória sem um ponto de bónus também será provavelmente suficiente, dada a diferença de pontos muito superior dos Springboks em relação ao segundo classificado, os All Blacks.