Mais

Râguebi: Springboks convocam Jasper Wiese, Kolisi considerado apto para regressar

O capitão dos Springboks, Siya Kolisi, tira selfies com os adeptos no Estádio da Cidade do Cabo
O capitão dos Springboks, Siya Kolisi, tira selfies com os adeptos no Estádio da Cidade do CaboGallo Images / Getty Images via AFP

A África do Sul convocou o número 8 Jasper Wiese para dois testes do Campeonato de Râguebi na Nova Zelândia, em setembro, mas não há lugar para o irmão mais novo, Cobus.

Jasper Wiese estará disponível apenas para o segundo jogo, em Wellington, no dia 13 de setembro, já que foi suspenso por quatro testes e não poderá participar no primeiro, em Auckland, no dia 6 de setembro.

A suspensão ocorreu depois de ter sido expulso por dar uma cabeçada num adversário italiano durante uma partida internacional em Gqeberha, no mês passado.

Na sua ausência, o técnico dos Springboks, Rassie Erasmus, utilizou vários jogadores diferentes, incluindo o irmão Cobus contra a Geórgia, em outra partida de preparação para o campeonato do hemisfério sul.

Mas Cobus Wiese não estava entre os 20 atacantes da lista de 36 jogadores convocados por Erasmus esta segunda-feira, assim como o ponta de lança Asenathi Ntlabakanye.

O jogador de 26 anos testou positivo para uma "substância que não melhora o desempenho" não especificada durante os testes aleatórios do Instituto Sul-Africano para o Desporto sem Drogas (SAIDS).

"Ntlabakanye contesta o facto de ter cometido uma infração antidopagem", afirmou o South Africa Rugby em comunicado, no domingo.

O avançado Pieter-Steph du Toit e o capitão Siya Kolisi, que falharam a vitória sobre a Austrália na Cidade do Cabo, no passado sábado, devido a lesões, foram incluídos na lista de convocados.

Kolisi foi inicialmente excluído da digressão à Nova Zelândia devido a uma "dor de cabeça" não especificada, mas Erasmus disse que o duplo vencedor do Campeonato do Mundo de Râguebi tinha sido "medicamente autorizado a viajar".

O ponta de lança Jan-Hendrik Wessels, o número 8 Jean-Luc du Preez e o lateral Willie le Roux, três outros ausentes contra os Wallabies, também recuperaram e foram selecionados.

No entanto, os laterais Kurt-Lee Arendse (joelho) e Edwill van der Merwe (tornozelo) continuam afastados, depois de se terem lesionado na surpreendente derrota para a Austrália em Joanesburgo, há dois fins-de-semana.

"O Rugby Championship está muito aberto, com todas as quatro seleções tendo vencido uma partida nas duas primeiras jornadas, então essa tour será vital para nós", disse Erasmus.

"Enfrentar os All Blacks na Nova Zelândia é um grande desafio, mas todas as seleções desta competição estão entre as melhores do mundo e podem vencer umas às outras no dia a dia. Ganhámos os nossos últimos quatro jogos contra os All Blacks desde 2023, o que marcou apenas a segunda vez na história que os derrotámos quatro vezes seguidas, e isso vai motivar ambas as equipas", acrescentou.

A Nova Zelândia não perde um teste em Auckland desde 1994 e os Springboks venceram pela última vez no Eden Park em 1937.

Seleção dos Springboks para a Nova Zelândia

Atacantes: Lood de Jager, Pieter-Steph du Toit, Thomas du Toit, Jean-Luc du Preez, Eben Etzebeth, Vincent Koch, Siya Kolisi (capitão), Wilco Louw, Malcolm Marx, Bongi Mbonambi, Franco Mostert, Ox Nche, Ruan Nortje, Kwagga Smith, RG Snyman, Marnus van der Merwe, Marco van Staden, Boan Venter, Jan-Hendrik Wessels, Jasper Wiese

Defesas: Damian de Allende, Andre Esterhuizen, Aphelele Fassi, Sacha Feinberg-Mngomezulu, Ethan Hooker, Jesse Kriel, Cheslin Kolbe, Willie le Roux, Manie Libbok, Makazole Mapimpi, Canan Moodie, Handre Pollard, Cobus Reinach, Morne van den Berg, Grant Williams, Damian Willemse