Antigo selecionador argentino de râguebi acompanha Portugal no REC24

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antigo selecionador argentino de râguebi acompanha Portugal no REC24
Daniel Hourcade não será seleccionador nacional
Daniel Hourcade não será seleccionador nacionalAFP
O antigo selecionador de râguebi da Argentina Daniel Hourcade vai desempenhar funções de consultor da World Rugby (WR) junto da seleção portuguesa durante o Europe Championship 2024 (REC24), anunciou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

O técnico que dirigiu os pumas entre 2013 e 2018 já desempenhava funções de consultor de alto rendimento para as federações portuguesa e espanhola, desde abril de 2022, e "não será selecionador nacional", garantiu à agência Lusa uma fonte da FPR.

Em comunicado, o organismo federativo acrescenta que "durante o mês de janeiro" será apresentada à FPR, por uma empresa independente nomeada pela WR, "uma lista de treinadores que obedeçam ao perfil traçado pela FPR para eventual escolha e contratação até 2027".

Contactado pela Lusa, o presidente da FPR esclareceu, entretanto, que o futuro selecionador de Portugal será “certamente” nomeado antes da visita à África do Sul, prevista para julho.

Não está sequer descartada a hipótese de que seja anunciado durante o REC24 e faça uma integração progressiva”, disse Carlos Amado da Silva.

Sobre a nomeação de Daniel Hourcade, o dirigente esclareceu que “foi cedido pela WR para estar a 100% com a seleção portuguesa até ao final do REC24”, mas, depois, “voltará a desempenhar as mesmas funções” de consultor de alto rendimento para diferentes federações.

Tem o perfil adequado” para assegurar a transição entre Patrice Lagisquet e o próximo selecionador, comentou Amado da Silva, uma vez que “conhece o râguebi nacional e o de França”, onde também já trabalhou, além de já ter trabalhado “como treinador dos lobos durante o Mundial-2007”.

Daniel Hourcade será acompanhado pelo ex-selecionador brasileiro Rodolfo Ambrósio, nas funções de treinador de mêlée, e por Esteban Meneses, selecionador do Uruguai no Mundial-2023, como treinador de avançados.

Os três são atualmente consultores da WR nas diferentes áreas de treino e voltarão as desempenhar as mesmas funções após a comissão de serviço junto da seleção portuguesa.

Na equipa técnica nacional que orientou os Lobos no Mundial de França-2023 mantêm-se João Mirra (treinador de linhas atrasadas), Luís Pissarra (treinador de defesa), Olivier Rieg (preparador físico) e José Paixão (analista de vídeo).

Lino Rebolo (preparação física) e Marcellin Ségaut (GPS) também integram a equipa técnica, em funções que foram desempenhadas no França2023 por Michael Dallery e Paul Cere-Labourdette.

Daniel Hourcade, que dirigiu a seleção argentina entre 2013 e 2018, iniciou funções de consultor de alto rendimento da FPR em abril de 2022 e acumula o mesmo cargo em Portugal, Espanha e América do Sul, onde já exercia o cargo desde 2018.

É, além disso, um velho conhecido do râguebi português, onde foi treinador do Direito, entre 2004 e 2008, assim como do Belenenses, na época 2009/10.

Exerceu ainda funções na FPR como selecionador de sevens e foi adjunto de Tomaz Morais na seleção portuguesa durante o Mundial de França-2007, naquela que era a única presença portuguesa na competição até à recente participação no França2023.

Em 2010, voltou à Argentina para assumir o comando dos jaguares, uma seleção B do país que serve de antecâmara de jogadores para a equipa principal, onde chegou em 2013 para alcançar o quarto lugar no Mundial de Inglaterra-2015.