Apurado para o Mundial no passado domingo, Portugal procura, agora, o primeiro lugar no Grupo B do Rugby Europe Championship 2025 (REC25), posição que assegura o direito de disputar em casa as meias-finais da competição.
Para isso, o selecionador, Simon Mannix, escalou um quinze inicial com quatro alterações em relação à equipa que venceu a Alemanha (56-14) e assegurou, dessa forma, a presença no Austrália2027.
Samuel Marques, que esteve ausente frente aos alemães, entra para o lugar que foi ocupado por Hugo Camacho.
Storti, que falhou a primeira jornada, por lesão, e começou o último encontro no banco, joga em vez de Vincent Pinto, que não viajou para Botosani.
Também Diogo Hasse Ferreira volta à posição de pilar direito, em vez de Anthony Alves, enquanto Vasco Baptista rende João Granate na terceira linha.
Desta forma, Portugal vai alinhar, de um a 15, com David Costa, Luka Begic, Diogo Hasse Ferreira, José Madeira, José Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro, Nicolas Martins, Vasco Baptista, Samuel Marques, Joris Moura, Rodrigo Marta, Tomás Appleton, José Lima, Raffaele Storti e Simão Bento.
No banco de ‘reforços’ estarão Abel Cunha, Santiago Lopes, António Prim, António Rebelo de Andrade, Martim Bello, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vareiro e Diogo Rodrigues.
Portugal lidera o Grupo B do REC25, com 10 pontos, mais um do que a Roménia, após vencer com ponto de bónus ofensivo (diferença de pelo menos três ensaios) a Bélgica (40-30) e a Alemanha (56-14) nas primeiras duas jornadas do Europeu.
Siga o Roménia - Portugal com o Flashscore
Os resultados asseguraram, desde logo, o apuramento para as meias-finais do REC25 e a presença no Austrália2027, mas Portugal procura, ainda, voltar a chegar à final, tal como nos últimos dois anos.
É que classificação final do REC25 vai determinar, também, o escalonamento no sorteio do Mundial das quatro seleções europeias que se juntam às 12 já apuradas através do Mundial-2023, nomeadamente França, Nova Zelândia, Itália, Irlanda, África do Sul, Escócia, País de Gales, Fiji, Austrália, Inglaterra, Argentina e Japão.
Vencer ou empatar na Roménia garante a disputa das meias-finais em casa, contra o segundo classificado do Grupo A, que será a Espanha ou a Geórgia.
Mas vencer com ponto de bónus ofensivo pode mesmo garantir a final da competição em Portugal, caso a Geórgia não some a bonificação no domingo, quando visitar a Espanha, em Madrid.
Se Portugal e Geórgia vencerem os respetivos grupos com os mesmos pontos, o jogo decisivo terá lugar, muito provavelmente, em Tbilissi, uma vez que os georgianos têm, após duas jornadas, muito melhor diferença de pontos marcados e sofridos (150-7) do que Portugal (96-44).
As duas seleções disputaram as duas finais do Rugby Europe Championship desde que a competição passou a incluir uma fase de eliminatórias, em 2023.
Nesse ano, em Badajoz, os ‘lelos’ venceram por 38-11. E em 2024, em Paris, levaram a melhor por 36-10.
Este ano, por decisão da Rugby Europe, as finais e jogos de classificação serão disputados em casa da seleção que tiver conseguido a melhor prestação na fase de grupos.
Portugal visita a Roménia no sábado, em partida da terceira jornada do REC25 com início previsto para as 15:00 (hora de Lisboa), em Botosani, e arbitragem do francês Ludovic Cayre.