Recorde aqui as incidências do encontro
Uma semana após derrotar a Bélgica, também Estádio do Restelo, a seleção portuguesa demonstrou, desta vez, que os alemães também não são do mesmo campeonato e assegurou, desde já, um dos primeiros dois lugares do Grupo B.
Assim, em apenas duas semanas, ficou decidida a qualificação europeia, com Geórgia, Espanha, Roménia e Portugal a carimbarem o passaporte para a Austrália.
Portugal qualifica-se pela primeira vez para o Eurobasket feminino!
A resistência alemã ao maior poderio português não durou nem 10 minutos e os ensaios pareciam vir aos pares, com Hugo Camacho (09, 18) e Nicolas Martins (34, 38) a darem, desde logo, uma vantagem confortável aos lobos.
Ainda antes do intervalo, Diego Pinheiro (40+1) também picou o ponto (35-0) e a toada manteve-se, logo a abrir a segunda parte, com Simão Bento (42) a cruzar a linha de meta. Todos os seis ensaios foram transformados por Joris Moura.
Só com o resultado em 42-0 a Alemanha conseguiu chegar ao ensaio num ‘apagão’ coletivo da seleção lusa: após uma falta no solo, o formação visitante reiniciou rápido (não chutou para a ‘touche’) e toda a equipa portuguesa ficou pregada ao relvado a ver Luis Ball (60) cruzar a linha.
Foi uma pequena pedra no sapato a incomodar o passeio dos portugueses, que deve servir, ainda assim para refletir. Passe o chavão, erros destes pagam-se caro em alta competição. Mas o dia era de festa e os lobos já tinham percebido que dava para tudo, tal como para Simão Bento (68) também bisar e até para José Lima oferecer, literalmente, um ensaio a Francisco Pinto Magalhães (71), já depois de cruzar a linha de meta, para permitir que o antigo capitão da seleção voltasse a festejar no seu regresso à equipa, consumado há uma semana, aos 38 anos e sete anos depois da sua última internacionalização.
E deu ainda para oferecer, também, a bola de jogo à Alemanha, para esta sair de Lisboa com um segundo ensaio, de Félix Lammers (80+1), que nunca conseguiria sem os brindes.
O incontestado triunfo português assegurou, assim, a terceira presença dos lobos num Campeonato do Mundo, a segunda de forma consecutiva, após as presenças em 2007 e 2023, ambas em França. No sábado, Portugal visita a Roménia em encontro da terceira jornada do REC25, decisivo nas contas do primeiro lugar do Grupo B.
Portugal e Roménia lideram com 10 pontos, mas o primeiro lugar do grupo assegura o direito de disputar as meias-finais do REC25 em casa. E a final será disputada no país que conseguir o melhor desempenho na fase de grupos. Além disso, a classificação final do REC25 será, ainda, determinante no escalonamento das equipas no sorteio do Mundial Austrália2027.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Portugal - Alemanha, 56-14.
Ao intervalo: 35-0.
Sob arbitragem do irlandês Keane Davison e nome, as equipas alinharam:
- Portugal: David Costa, Luka Begic, Anthony Alves, José Madeira, José Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro, Nicolas Martins, João Granate, Hugo Camacho, Joris Moura, Rodrigo Marta, Tomás Appleton, José Lima, Vincent Pinto e Simão Bento.
Jogaram ainda: António Machado Santos, Santiago Lopes, Diogo Hasse Ferreira, Vasco Baptista, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vareiro e Raffele Storti.
Ensaios (8): Hugo Camacho (09, 18), Nicolas Martins (34, 38), Diego Pinheiro (40+1), Simão Bento (42, 68) e Francisco Pinto Magalhães (71).
Conversões (8): Joris Moura (10, 19, 35, 39, 40+2, 43) e Manuel Vareiro (69, 72).
Treinador: Simon Mannix
- Alemanha: Jörn Schroder, Andrew Reintges, Markus Bachofer, Hassan Omar Rayan, Michel Himmer, Justin Renc, Shawn Ingle, Oliver Stein, Jan Piosik, Bader-Werner Pretorius, Felix Lammers, Leo Wolf, Mondli Nicholas Nkosi, Cameron McDonald e Nikolai Karl Klewinghaus.
Jogaram ainda: Daniel Wolf, Marcel Brian Becker, Dustin Mizera, Luis Ball, Nico Windemuth, Michael McDonald, Henrick Zinzan Hees e Robin Plümpe.
Ensaios (1): Luis Ball (60), Felix Lammers (80+1).
Conversões (1): Bader-Werner Pretorius (62, 80+2).
Treinador: Mark Kuhlmann
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nikolai Karl Klewinghaus (33) e Duarte Torgal (78).
Assistência: cerca de 8.500 espetadores.