Entre os 15 eleitos de Simon Mannix, apenas os avançados Luka Begic (pilar), Vasco Baptista (terceira linha) e José Rebelo de Andrade (segunda linha) não estiveram no França-2023, este último por motivo de lesão contraída durante a preparação.
Portugal vai, então, alinhar com David Costa, Luka Begic e Diogo Hasse Ferreira na primeira linha, José Madeira e José Rebelo de Andrade na segunda e João Granate, Nicolas Martins e Vasco Baptista na terceira.
A ligar o pack avançado aos três quartos vai estar um par de médios composto pelo formação Samuel Marques e pelo abertura Joris Moura.
Tomás Appleton e José Lima formam o par de centros, enquanto o três de trás será composto pelos pontas Rodrigo Marta e Vincent Pinto e pelo defesa Simão Bento.
No banco, Mannix conta com cinco avançados, Cody Thomas, Pedro Vicente, Anthony Alves, António Rebelo de Andrade e Diego Pinheiro, um médio de formação, Francisco Pinto Magalhães, e duas alternativas para os três quartos, Manuel Vareiro, que também pode fazer de abertura, e Manuel Cardoso Pinto.
Entre os reforços, Anthony Alves regressa à seleção portuguesa pela primeira vez após o Mundial de 2023, no qual participou em dois jogos, incluindo na histórica vitória frente às Fiji.
Manuel Cardoso Pinto também esteve no França-2023, enquanto Francisco Pinto Magalhães, de 38 anos, está de volta à seleção, que capitaneou em 2016 e 2017, oito anos após a última presença.
A seleção portuguesa de râguebi recebe a Bélgica no sábado, em partida da primeira jornada do Grupo B do REC25, com início previsto para as 19:30, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e arbitragem do georgiano Shota Tevzadze.
A equipa orientada pelo neozelandês Simon Mannix vai tentar alcançar o segundo título europeu do seu historial, repetindo o feito de 2004, quando superou toda a concorrência sob o comando de Tomaz Morais.
A Geórgia venceu 16 das 22 edições do Rugby Europe Championship já disputadas, enquanto a Roménia ergueu o troféu em cinco ocasiões e Portugal apenas uma.
Este ano, o REC25 apura também quatro seleções para o Mundial da Austrália-2027, vagas que serão atribuídas aos dois primeiros classificados de cada grupo.